INSURGÊNCIAS POÉTICAS
O Sarau Insurgências Poéticas preparou uma grata surpresa para esta quarta-feira: uma edição especial dedicada ao cantor, poeta e, sobretudo, compositor de mão cheia, Antônio Ronaldo. Merecidíssimo e foge do “rame-rame” de outras homenagens. Boa sacada. E a noite terá ainda música com a voz suave de Antoanete Madureira, que tem feito bons shows com o homenageado, Felipe Nunes, dança com o talento de Rozeane Oliveira e exposição do acervo visual do próprio Antônio Ronaldo. Será no Bardallos Comida e Arte, palco do projeto. A partir das 19h e sob 10 dilmas com direito a uma cervejinha.
LÁZARO CUNHA
E essa semana a programação recheada do Bardallos começa já na terça, às 20h. E uma pedida excelente. Lázaro Cunha lança seu álbum ‘Não quero registrar’, com influências diversas dentro do rock, do blues, do BRock e até do punk, com pitadas anos 80, com batidas no melhor estilo The Cure e The Smiths. As letras reflexivas abordam temáticas que versam sobre as dificuldades das relações (Des)humanas em um mundo virtual, como um tema central que norteia o conceito da obra. O trabalho reuniu grandes músicos do cenário potiguar em suas gravações. Ao todo treze artistas participaram dos registros, incluindo gaita e teclados, além de guitarras, violões, baixo e bateria. O som é realmente muito bom. E o ingresso é apenas R$ 5 com direito ao CD! Então, não digo nem que é de graça, é “vantaji”! rs
FORTALEZA DOS REIS MAGOS
Não é todo correto a afirmação de que o Governo do Estado conseguiu recuperar a administração do principal cartão postal de Natal. Há uma temeridade quanto à futura gestão do Iphan, que pode estar vinculada ao grupo político da Prefeitura de Natal e jogar a gerência para eles. Outra situação possível é a nova superintendência conseguir recursos junto ao Governo Federal para a sonhada restauração do equipamento e, dessa forma, se manter como administradora para posar de pai da criança. Portanto, são louváveis os esforços do Estado em obter de volta esse patrimônio, mas nada certo ainda.
SEMANA DOS MUSEUS
Arte Naif, cantoria de viola, teatro de mamulengos e oficinas. A Funcarte comemora a Semana Nacional dos Museus com programação diversificada no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, na Praça Augusto Severo (Ribeira). A programação começou hoje e vai até sexta (18) com entrada franca. Amanhã (16) tem cantoria de viola com Amâncio Sobrinho em dois horários, às 9h e 15h. Na quarta-feira tem palestras sobre Arte Naif com o artista plástico Roberto Medeiros, também às 9h e 15h. E fechando as comemorações, palestra com Cassiano Pontes sobre sua experiência na Cultura Popular, além de apresentação de Boi de Reis, Pastoril e Teatro de Bonecos do Bom Pastor.
CALENDÁRIO TURÍSTICO-CULTURAL
Hoje o governador confessou, em público, uma cobrança já feita nos bastidores aos secretários de Turismo e Cultura para criar um calendário cultural como forma de atração turística ao Estado. Algo calcado na história da participação do RN na Segunda Guerra e outros momentos marcantes da história e do folclore potiguares. Citou o exemplo de Gramado e sugeriu, por exemplo, musicais com essa temática. E acho que Robinho está certíssimo. Sempre defendi regularidade de ações para se criar o hábito. Até citei o exemplo do Som da Mata, que mesmo sendo num domingo à tarde, com música instrumental, é um sucesso total. E por quê? Porque se sabe que todo domingo tem música de qualidade, de graça e no mesmo horário. E essa teoria vale para pequenos projetos culturais ou para um calendário cultural do Estado.
ARTES VISUAIS NA FIERN
O belo acervo de artes do Sistema FIERN-SESI/SENAI/IEL, que reúne alguns dos principais nomes da arte potiguar, será mostrado em uma exposição no Solar Bela Vista, com abertura esta sexta, 18, às 19h, na largada das comemorações da Semana da Indústria, que vai de 22 a 27 de maio, com várias atividades. Maiores informações AQUI.
CINEMA PARA TODOS
A Cinépolis Natal Shopping promove neste sábado, às 9h, a terceira edição do projeto “Vamos Todos ao Cinépolis”, com exibição do filme “Moana – Um Mar de Aventuras”. As exibições acontecem simultaneamente em todos os 47 complexos da rede no Brasil, abrangendo 14.100 pessoas de instituições carentes em todo o país. Por aqui serão 300 crianças carentes das instituições Irmãos do Caminho e Acalanto que terão oportunidade de viver a magia do cinema. E além da exibição do filme indicado ao Oscar de melhor animação, os pequenos também vão ter direito a pipoca, refrigerante e uma surpresa no final da sessão.