Giradança apresenta espetáculo “Sem conservantes” nesta sexta

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Os ingressos gratuitos já estão disponíveis através do Sympla

Trabalhar fragmentos de memória revelados através de fotos, em uma relação de desapego, é o que move o espetáculo coreográfico “Sem conservantes”, da companhia potiguar Giradança, que tem apresentação gratuita neste mês de abril, dia 26, no Espaço Cultural Gira Dança, às 20h. Os ingressos já estão disponíveis através do Sympla . O público vai contar com intérprete de libras durante o espetáculo.

A dramaturgia foi desenvolvida pelos coreógrafos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, referência na cena artística da dança brasileira, e nasceu de fragmentos de memórias de seus corpos a partir de análise e pesquisa em fotos e vídeos de espetáculos anteriores. A coreografia ganha vida então nas “relações” destes materiais recolhidos pelos dois e metamorfoseados por eles e pelos bailarinos Marconi Araújo, Álvaro Dantas, Ana Vieira, Jânia Santos e Wilson Macário que colaboram em cena. Álvaro Dantas também assina a direção artística da peça.

“Refletimos sobre a conserva na dança, sobre como tornar vivo o que está conservado há muitos anos, como atualizar. Entre muitos processos, um deles foi o de registrar em nossos corpos da Giradança as fotografias dos espetáculos da companhia Ana e Ângelo e, assim, trouxemos à vida o que estava congelado no tempo”, define Álvaro Dantas.

A construção da linguagem para este espetáculo passa também pelo entendimento de como o outro bailarino se conecta com as suas memórias e seus processos individuais para a elaboração da coreografia.

O espetáculo Sem Conservantes foi criado em 2015 dentro das comemoração dos 10 anos da Giradança – companhia de dança contemporânea formada por bailarinos com e sem deficiência que usa uma linguagem voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências, e que agora completa 19 anos. A peça já foi apresentada na Alemanha e nas cidades de São Paulo, Recife, Petrolina, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, Ponta Grossa, Curitiba, Paranaguá e Goiânia.

Além da apresentação para o grande público neste mês de abril, a companhia também vai realizar apresentação do “Sem Conservantes”, e mais uma vivência em dança, na Escola Estadual Peregrino Júnior, no conjunto Santa Catarina, em Natal, no dia 24. O espetáculo está na programação da Semana de Conscientização da Pessoa com Deficiência da escola. Para a apresentação no Peregrino Júnior, Sem Conservantes conta com patrocínio da Lei de incentivo à cultura, Banco Itaú, Ministério da Cultura e Governo Federal.

A breve temporada de Sem Conservantes faz parte do projeto do Giradança fomentado pelo Programa Funarte de Ações Continuadas 2023 com ações continuadas de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos da companhia.

SERVIÇO:

Sem Conservantes

(Classificação Livre)
Dia: 26/04 (Sexta-feira)
Horário: 20h
Onde: Espaço Cultural Gira Dança (R. Frei Miguelinho, 100 – Ribeira, Natal)
Entrada gratuita – retirada no Sympla
Com Intérprete de libras


CRÉDITO DA FOTO: Brunno Martins

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana