O mais premiado espetáculo da mundialmente conhecida companhia Giradança será apresentado neste sábado na Casa da Ribeira, a partir das 20h. Proibido Elefantes, atualmente dirigido por Alexandré Américo, tem concepção, direção e coreografia original de Clébio Oliveira e já foi apresentado em Coimbra (Portugal) e San José (Costa Rica).
“Eis, então, uma dança contemporânea que tensiona essa relação de estranhamento do corpo e cria desenquadramentos no ser visto e ser percebido, no mover e ser movido pelo olhar. O trabalho é árduo dos corpos que dançam na cena. Mérito para os bailarinos e bailarinas criadores, que se revezam na palavra falada, nos sotaques do corpo e na ação dançada para desestabilizar a ideia de uma mensagem de dança ou lição de vida a ser passada e transmitida.” Joubert Arrais para O POVO (Ceará)
Em 2012, após subsídio do Ministério da Cultura, a Companhia Giradança estreou seu mais premiado espetáculo, Proibido Elefantes. Desde então o grupo entrou na rota dos principais espetáculos de dança do país e recebeu diversos convites para fora. A reestreia do espetáculo em Natal conta com elenco composto por Álvaro Dantas, Ana Vieira, Iego José, Jânia Santos, Joselma Soares e Marconi Araújo.
Com mais de 100 apresentações no currículo o espetáculo volta para única apresentação, por enquanto, de reestreia na Casa da Ribeira. E para o ano de 2019, que completa 14 anos de estrada a Companhia também remontará o espetáculo “Dança que ninguém quer ver”, com reestreia prevista para março.
PROIBIDO ELEFANTES
Proibido Elefantes é um espetáculo que fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados.
O modo como percebemos a “realidade” é resultante do diálogo que estabelecemos com esta: nosso olhar é constituído pela realidade assim como a realidade é constituída pelo nosso olhar – a construção do sentido transita em via de mão-dupla.
O olhar enquanto apreensão subjetiva do mundo é, neste trabalho, apontado como elemento potencializador do sujeito diante do mesmo.
Proibir elefantes é restringir o acesso, impedir o livre trânsito do animal que serve como meio de transporte na Índia, mas que causaria enormes transtornos em outras localidades.
Proibir elefantes, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos; que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade.
Proibir elefantes, aqui, é apostar no olhar do sujeito sobre si e sobre o mundo em que vive como elemento ressignificador e instaurador de realidade.
SERVIÇO
Espetáculo: Proibido Elefantes
Local: Casa da Ribeira – Rua Frei Miguelinho, 52, Natal/RN
Data: 02 de fevereiro
Horário: 20h
Valores: R$ 15 e R$ 30 (inteira)
Ingressos:
→ Online via Sympla: clique AQUI.
→ Casa da Ribeira – aberta de seg à sexta das 14 às 17h.