Tradicional festival de Literatura e consagrado como um dos mais qualitativos do país, o Festival Literário da Pipa (FLIPIPA) está de volta à paradisíaca praia da Pipa (Tibau do Sul), litoral do Rio Grande do Norte, de 14 a 16 de novembro, na Praça do Pescador e seu entorno. A oitava edição vai reunir nomes da literatura internacional, nacional e regional, além de debates, oficinas, palestras e ações educacionais e ambientais. E a primeira atração nacional confirmada para a oitava edição é a da ativista, atriz e cantora Zezé Motta, expoente da cultura afro-brasileira, militante do Movimento Negro Unificado, com seu curriculum de 14 discos, 35 novelas e mais de 55 filmes.
Realizado pela Fundação Hélio Galvão, através do Projeto Nação Potiguar, com a curadoria de Dácio Galvão, o FLIPIPA tem o renovado apoio da Assembleia Legislativa do RN – através do projeto Assembleia Cultural – e do Sistema “S”: Fecomércio/Sesc, Sebrae e Fiern/SESI, Associação Preserve Pipa, Convention Bureau e Prefeitura de Tibau do Sul.
Com forte incremento na Economia Criativa e impulsionadora do Turismo, o FLIPIPA passeou ao longo dos anos pela literatura, quadrinhos, roteiros, biografias e cultura digital. Nesta oitava edição, estão confirmados espaços consagrados como a Tendas dos Autores, a sessão de autógrafos, Feira de Livros, as ações da BiblioSESC, e pocket shows literários em toda programação.
O FLIPIPA está inserido no calendário cultural itinerante desde 2009 num caldeirão multicultural que integra linguagem da (tele) dramaturgia, música, literatura, oralidade tendo recebido consagradas personalidades da cultura lusófona. De ficcionistas a biógrafos, poetas, educadores, intelectuais, pensadores de gerações e diferentes matizes.
Estiveram no FLIPIPA nomes como Fernando Morais, Eduardo Jardim, Marcelino Freire, João Ubaldo Ribeiro, Mia Couto, Arnaldo Antunes, Mário Magalhães, Marina Colasanti, Jards Macalé, Antonio Risério, Paulo Betti, Nelson Xavier, Antonio Cícero, Geraldo Eduardo Carneiro, Zé Miguel Wisnik, Demétrio Diniz, Vicente Serejo, Cassiano Arruda Câmara, Tácito Costa, Ângela Almeida, Woden Madruga, César Ferrario, Fernando Yamamoto, Daniel Galera, Marize Castro, Clotilde Tavares, Márcio Benjamin, Miguel Souza Tavares, José Carlos Capinam entre tantos outros.
A oitava edição do FLIPIPA aquece turbinas e em breve irá confirmar a programação completa em lançamento que ocorrerá em Natal e Pipa definindo detalhes das atividades formadoras preparatórias que serão desenvolvidos nas escolas públicas de Tibau do Sul e as demais, incluindo a ocupação de espaços em hotéis e pousadas locais. Para saber mais, acompanhe as redes do projeto no Instagram @flipipaoficial
1 Comment
Que notícia maravilhosa. Eu e minha esposa fomos a quase todos. É um excelente programa. Diversão e Arte, quer melhor?