Tem exibição do filme O Poema e show de Jô Bay nesta quarta em Ponta Negra

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Nesta quarta (2), às 20h, a Cervejaria Resistência estará exibindo o filme O Poema, curta-metragem que retrata de forma subjetiva os conturbados acontecimentos sociais que sacudiram o país com o processo de abertura política nos anos 80 (século passado).

O Poema foi produzido e gravado em Manaus, através da Lei Paulo Gustavo 2023, mas tem a narração da atriz Maria de Lia, paraibana, de Campina Grande, residente em Natal. Com duração de 25 minutos, é uma obra de audiovisual subjetiva sobre a ditadura, escrita e dirigida pela jornalista, escritora e produtora de audiovisual Regina Melo.

O Poema mostra um homem que não consegue sair de casa, preso a objetos que recolheu ao longo do tempo. Cada gaveta que abre simboliza uma camada de sua vida: traços da sua personalidade, suas lembranças, sua história. Até que uma presença misteriosa o seduz às ruas, onde o seu passado se desnuda e ele enfrenta as camadas do que o aprisionam.

Alegoria. Ficção. Filme em P & B, com detalhes em cor. Classificação: 14 anos.

Após a exibição do filme O Poema, os presentes poderão se deleitar com a apresentação musical do artista Jô Bay, que apresentará músicas que desafiaram o regime autoritário do país, como “Apesar de você” e “Cálice”, de Chico Buarque; “Coração de estudante”, de Mílton Nascimento; “O bêbado e o equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc; “Caminhando e cantando”, de Geraldo Vandré; “Irene”, de Tom Zé e “Alegria, alegria”, de Caetano Veloso, dentre outras.

A Cervejaria Resistência está localizada à rua Leonora Armstrong, 35 – Ponta Negra, Natal-RN. Fone: 84 99147-7782. Instagram: @resistenciacervejas @othongourmet.

Breve Currículo da roteirista e diretora

Regina Melo é escritora, poeta, compositora e produtora de audiovisual. Autora dos romances Ykamiabas, filhas da lua, mulheres da Terra; Oceano primeiro, mar de leite, rio da criação e A fênix e o dragão, paixão e eterno retorno. Venceu festivais de música em Manaus e São Paulo, escreveu livros de poesia: Pariência, Estação do Nada, O Poema e Mais uma vez, Poesia (lançado em Natal em 8 de março de 2020). Seu livro Ykamiabas foi tema da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, em 2010 e é referência em estudos feministas e antropológicos. Foi uma das contempladas no edital Carmen Santos Cinema de Mulheres em 2013, com o filme “Os anseios das cunhãs” e uma das selecionadas no Edital Ruth de Souza, em 2023 para produzir o longa-metragem “Ykamiabas”. Amazonense, de Manaus, se divide entre Natal (RN) e Manaus (Am).

O Poema é uma dança sobre o silêncio. O silêncio de uma juventude que cresceu sob os signos do medo, da censura e da mentira. O silêncio dos mortos e desaparecidos (Regina Melo).

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês