Você pode assistir agora ao documentário Curta os Congos

curta os congos

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O filme Curta os Congos é resultante de um objetivo coletivo da Escola Popular Vir-a-Vila, de fortalecer a cultura local. A ideia de fazer um documentário que trouxesse mais elementos sobre a formação do bairro da Vila de Ponta Negra e a relação com grupos culturais tradicionais surge durante a produção do documentário “Não estamos à venda” (lançado em 2019). Informações importantíssimas sobre o grupo Congo de Calçolas e a relação afro-brasileira dadas durante entrevistas não entraram no documentário e ficou visível a necessidade de retoma-las em outro momento este tema.

Veja o filme Curta os Congos:

O filme foi idealizado por Raquel Cardozo da Silva, que lançou seu primeiro documentário em 2019, denominado “Não estamos à venda” que trata sobre a história da Vila de Ponta Negra e a expropriação imobiliária e turística na região.

Em 2020 participou da produção do documentário “Salve Natal: a cidade é nossa”, que traz um manifesto de diversos segmentos da população contrária à forma com que o Plano Diretor da Cidade estava sendo conduzido durante a pandemia do Covid-19.

Curta os Congos

No Curta os Congos, Raquel escolheu como personagem principal Mestre Pedro Correia, pesquisador orgânico da comunidade e Mestre do Grupo Congo de Calçolas há cerca de 10 anos. O roteiro do filme foi baseado em vontades, falas e sonhos de Pedro Correia.

O filme foi gravado em Ponta Negra, Rio Potengi e Pium. “Era  importante escolher lugares que fossem fieis à história passada e à memória afetiva. Para retratar a área agrícola de Ponta Negra tivemos que ir ao Pium, pois Ponta Negra já não tem essa característica predominante. Para o pôr do sol escolhemos do Rio Potengi, pois no local que queríamos fazer em Ponta Negra o sol se punha entre dois prédios”, lamenta Raquel.

Já a filmagem por traz do Morro do Careca foi possível mediante autorização da Barreira do Inferno. “Assim pudemos refazer uma cena onde antigamente o grupo dançava em dia de Reis e que hoje é proibido”, conclui.

O documentário teve o patrocínio da Prefeitura do Natal e do Governo Federal por meio da Lei Aldir Blanc. O projeto foi aprovado final do ano passado quando também teve início as gravações. Foi lançado presencialmente dia 26 de fevereiro, realizadas seis sessões com grupos reduzidos de pessoas da comunidade e dia 27 de fevereiro ficou disponível na plataforma do Youtube / Vir-A-Vila.

O “Curta os Congos” é resultado de um trabalho coletivo. Graças a uma equipe técnica responsável e comprometida.

Equipe técnica

Direção e Roteiro: Raquel Cardozo da Silva

Assistente de direção e edição: Davi Revoredo

Pesquisadores: Geraldo Barboza de Oliveira Júnior, Mestre Pedro Santos Correia e Julia Monteiro Oliveira Santos

Direção de Fotografia: Johann Jean

Cinematografia: Davi Revoredo, Johann Jean e Júlio Schwantz

Fotografia still: Caubi Matias Dantas

Técnica de som: Marina de Lourdes

Direção de Arte e figurino: Irapuan Júnior

Mixagem de Som: Paolo Araújo

Designer: Cristina Perez

Produção executiva: Carla Mariane Dantas

Assistentes de Produção: Ranah Dantas Duarte, Bubu Seabra Rezende Meira

Figurantes: José Francisco da Silva Neto, Marcos Vinicius Viana Correia, Nina Tsumbé, Saul Silva Martins, Josefa Henrique de Lima, Mestra Maria Helena Correia, Mestre Pedro de Lima, Nalva Trajano da Cruz de Lima, Almir Carlos de Lima, Cassio Carlos de Lima, Claudionor Carlos de Lima, Joao Carlos de Lima

Grupo Congo de Calçolas: Mestre Pedro Santos Correia, Mestra Maria Helena Santos Correia, José Hermínio Correia, Alfredo Antonio Ramos Lima, Grimalde Leitão da Silva, Daiane Souza dos Santos, Henrique Santos Marques Sá, José Francisco da Silva Neto, Yasmin Lopes de Souza, Dayany Souza Tomaz Calixto, Felipe dos Santos Fidelis, Marcos Vinicius Viana Correia, João Bosco Correia, João Paulo.

Entrevistados: Cassio Carlos de Lima, Joka Lima, Mestre Pedro Santos Correia, Zulima Maria Oliveira do Nascimento

Musicistas: Tiquinha Rodrigues, Ranah Dantas Duarte e Elzo da Silva Santos

Dançarina: Nimba Hadiya

Imagens de arquivo: Joka Lima, Garibaldina Cortez

Música: Bote um nisso aí / Tiquinha Rodrigues

Cordel: O centenário de tia Guigui / Paulo Varela

Link´s

Site https://vemveravila.com.br/

Intagram https://www.instagram.com/curtaoscongos/

Youyube  https://www.youtube.com/channel/UCBOUTYCjF_AVhItYWuX84eg

Facebook https://www.facebook.com/Vir-a-Vila-403072539838023

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana