O projeto “Segunda-feira já é ano novo”, produzido, roteirizado e dirigido por Gabriel Soares é selecionado para última etapa do Laboratório Universitário do Nordeste Lab 2025, seguindo agora para a apresentação presencial do trabalho no evento que acontece em Salvador, dos dias 5 a 8 de agosto.
Dentre os 87 projetos inscritos de 13 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ele foi o único do Rio Grande do Norte a ser um dos 10 selecionados na primeira fase do laboratório, contando com consultorias de desenvolvimento executivo e criativo, além de assistirem masterclasses com diferentes profissionais do audiovisual nacional. Para a seleção da segunda fase, os projetos deveriam preparar um pitching, uma apresentação de sete minutos vendendo o seu projeto, para assim, dentre os dez, serem selecionados cinco para a próxima fase.
A apresentação ocorreu no último final de semana (05 de julho) de maneira remota, e dentro da reunião, pela qualidade dos materiais, a produção do evento decidiu selecionar seis projetos. Para a felicidade potiguar, o projeto representante do RN foi um dos selecionados e agora terá a oportunidade de vender seu produto no evento presencial que acontecerá em Salvador-BA.
“Segunda-feira já é ano novo” é um projeto de curta-metragem em que acompanhamos Jorge, que retorna à casa em que cresceu para passar o primeiro ano novo após a morte da sua mãe com o seu pai, com quem mantém uma relação de conflitos não resolvidos. Nesse espaço, o rapaz enfrenta a dor de ter deixado sua mãe partir sem ter se despedido, ao mesmo tempo que lida com quem fica e sua nova realidade, descobrindo outra faceta do seu pai.
O roteiro já participou de cinco laboratórios de desenvolvimento e foi finalista do prêmio Expocom, na categoria de roteiro de ficção do Intercom Nordeste 2025.
O projeto ainda conta com os estudantes da graduação do curso de Comunicação Social – Audiovisual Gabriel Soares (produtor, roteirista e diretor – @ojogabriels) e Sofia Carlos (assistente de direção – @sofiacarlos_) e com o estudante de Produção Cultural Bruno Poty (produtor executivo – @bruno.poti).
Para a viagem, a produção do evento financiará o transporte, alimentação e hospedagem de dois integrantes do projeto. No caso de “Segunda-feira”, a equipe procura algum suporte para contemplar a ida do terceiro integrante, que também participará das clínicas jurídicas com o projeto “Onã”.
Para os estudantes, a importância de estar em um evento dessa magnitude com um projeto universitário representa e abre portas para além do âmbito acadêmico, mas contribui também para o desenvolvimento coletivo da cena audiovisual potiguar.
