Comissão elege em definitivo mestres e grupos folclóricos contemplados com o RPV

Dona Iza

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

A comissão julgadora do Registro do Patrimônio Vivo (RPV), promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, selecionou dois mestres individuais da Cultura Popular Tradicional e três grupos folclóricos potiguares para o recebimento de bolsas vitalícias mensais do edital. A ata da reunião com a decisão está publicada no Diário Oficial do Estado no ultimo sábado (23).

Foram escolhidos o poeta cordelista Antônio Francisco Teixeira de Melo (Antônio Francisco) e a mestra de Boi-de-Reis Dona Iza para o recebimento de benefícios individuais. Os grupos folclóricos Araruna, sediado no Bairro das Rocas em Natal; Boi Pintadinho, sediado em São Gonçalo do Amarante; e a Associação das Rendeiras de Bilros da Vila de Ponta Negra, em Natal, foram contemplados na categoria de Pessoa Jurídica.

Comissão

Participaram da comissão julgadora o Presidente do Conselho Estadual de Cultura Iaperi Araujo, a professora Josileide Oliveira, representante da Secretaria de Educação; o folclorista Gutenberg Costa e o presidente da Comissão Nacional do Folclore, Severino Vicente, além do Diretor-Geral da FJA Crispiniano Neto e do coordenador do Edital, Max Medeiros.

O concurso para a inscrição no RPV-RN contempla mestres e grupos folclóricos com significativa importância para a cultura tradicional e popular norte-rio-grandense, implicando na concessão de bolsas de incentivo financeiro por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto (FJA).

Transmissão de conhecimento

O RPV-RN visa estimular e proteger iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e profissional dos mestres e mestras de notório saber, autores, autoras, artistas, grupos e entidades da Cultura Popular e Tradicional do Estado do Rio Grande do Norte, almejando a transmissão de conhecimentos e técnicas para alunos ou aprendizes, através de programas de ensino e aprendizagem apoiados ou executados direta ou indiretamente pela Fundação José Augusto.

As bolsas de incentivo financeiro serão destinadas às pessoas naturais ou jurídicas que tenham alcançado um estágio de reconhecida capacidade profissional ou institucional, escolhidas em decorrência de processo de seleção pública, que levará em consideração as justificativas, os currículos dos candidatos, o mérito e a qualidade dos trabalhos executados pelos postulantes ao RPV-RN.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana