O Clube de Leitura promove, neste sábado (29), às 15h30, na Livraria Nobel, uma conversa especial com a escritora e professora da UFRN Josimey Costa sobre seu livro “A Ancestral – Dona Lourinha e suas histórias”. E o público ainda pode prestigiar, no ambiente, a Exposição Fotográfica sobre Ancestralidade da professora e escritora Vilma Vitor.
A obra revisita a trajetória de Maria Ferreira da Costa, conhecida como Dona Lourinha, uma mulher nordestina cuja vida foi profundamente marcada por tradições, saberes populares e força espiritual.
No livro, Josimey recupera a rica herança cultural da avó, uma figura que desempenhou papéis essenciais em sua comunidade: benzedeira, parteira tradicional, umbandista e artista plástica. Dona Lourinha simboliza a resistência das mulheres de origem popular no Nordeste, desafiando estruturas patriarcais e afirmando-se como líder mística, comunitária e guardiã de saberes ancestrais.
PERFIL DAS PARTICIPANTES
JOSIMEY COSTA – FORMAÇÃO ACADÊMICA
É doutora em Ciências Sociais / Antropologia pela PUC-São Paulo e pós-doutora em Comunicação Social. Foi professora e pesquisadora na UFRN, no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia. Atuou também como superintendente de Comunicação da UFRN em diferentes períodos.
Entre suas obras estão “Quase Contos”, uma coletânea de textos curtos em prosa poética. Em 2024, lançou “A ancestral – Dona Lourinha e suas histórias”, uma biografia romanceada de sua avó Maria “Dona Lourinha” Ferreira da Costa. Em 2025, lançou “Ilustríssimo Jornalismo: a notícia em desenho satírico e o Cartão Amarelo”, trabalho de pesquisa sobre humor gráfico e charges no jornalismo.
VILMA VITOR CRUZ- FORMAÇÃO ACADÊMICA
Vilma Vitor Cruz é filósofa e professora aposentada do Departamento de Educação da UFRN. Quando jovem, Vilma integrou o movimento Bandeirante (equivalente feminino dos escoteiros) e, mais tarde, participou da Pastoral da Juventude da Igreja Católica durante a ditadura militar, o que mostra seu engajamento político-social.
Foi membro da equipe editorial da revista “Saberes” (Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação) da UFRN. Publicou na Revista Educação em Questão, inclusive como entrevistadora na seção de políticas.
O encontro convida leitoras e leitores a refletirem sobre ancestralidade, memória e identidade, destacando a importância das narrativas femininas que atravessam gerações e preservam a força das tradições nordestinas.
ORGANIZAÇÃO: Mulherio das Letras Nísia Floresta – RN
MEDIAÇÃO: Nouraide Queiroz
LOCAL: Livraria Nobel do Praia Shopping
DIA E HORÁRIO: 29/11/2025 – 15h30
