Justiça e oportunidades iguais para homens e mulheres são questões atuais que podem ser resumidas no termo Equidade de Gênero. Esse é o tema presente nos três filmes do Cinema em Movimento – Circuito Universitário, que será realizado em novembro e dezembro em universidades e salas de aulas do ensino médio de todo o país. Os responsáveis pela produção do Circuito em todas as capitais do Brasil e no Distrito Federal são 27 universitários selecionados e capacitados pela produtora carioca MPC Filmes.
No Rio Grande do Norte, o coletivo de cinema negro potiguar Mulungu Audiovisual é o responsável por promover a Mostra, tendo como agente mobilizadora local a graduanda em Audiovisual, Rosy Nascimento. Em Natal, a programação já contou com três exibições na UFRN nos dias 12, 13, 14 de novembro, e continua a partir desta quarta (27) no IFRN – Cidade Alta, das 13h às 14h20, contando coma presença do debatedor Erick Ruan. As sessões continuam em dezembro, na capital potiguar, nos dias 04 e 05/12, tendo como local de exibição a Escola Freinet. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público.
Entre os três filmes selecionados para o Cinema em Movimento – Circuito Universitário estão: ‘Lute como uma menina’, de Beatriz Alonso e Flávio Colombini, ‘Repense o Elogio’, de Estela Renner, e ‘O Silêncio dos Homens’, de Ian Leite e Luiza de Castro. Os filmes escolhidos fortalecem as discussões sobre o homem na sociedade, o feminismo na atualidade, o modelo educacional do nosso país e o poder popular. A curadoria ficou por conta de uma comissão formada por profissionais da MPC Filmes.
Cinema em Movimento
Criado em 2000 pela MPC Filmes o Cinema em Movimento – Circuito Universitário tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples exibição de filmes, a Mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens.
Sobre a MPC Filmes: produtora carioca com mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro e internacional. Fundada em 1982 pelo produtor e diretor Alberto Graça e tendo como sócia a produtora Luciana Boal Marinho, a MPC atua nas áreas de produção e difusão de conteúdo audiovisual.
O Cinema em Movimento – Circuito Universitário conta com o apoio financeiro do Instituto Caixa Seguradora.
Filmes selecionados:
Lute como uma menina (Documentário, 76 minutos, Livre, 2016)
Sinopse: O documentário conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi às ruas para lutar contra um projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas. As meninas contam suas histórias enfrentando figuras de autoridade, desde a luta pela autogestão das escolas até a violência desenfreada da polícia militar. Uma importante reflexão sobre o feminismo, o atual modelo educacional e o poder popular.
Trailer:
Repense o Elogio (Documentário, 48 minutos, Livre, 2017)
Sinopse: O filme propõe uma conversa sobre a maneira que as crianças são elogiadas. Enquanto meninas muitas vezes são elogiadas apenas por sua aparência, meninos podem receber elogios ressaltando suas habilidades. Este é um filme que reflete sobre o poder das palavras e da cultura que trouxe um desequilíbrio na forma de elogiar nossos meninos e meninas.
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=gli0WmjFeFM
O Silêncio dos Homens (Documentário, 60 minutos, Livre, 2019)
Sinopse: o filme é parte de um projeto que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões a respeito das masculinidades e desembocou num documentário e num livro-ferramenta baseado nesse estudo com dados públicos por meio de um convênio com o Consórcio de informações Sociais (CiS) da USP.
Trailer:
SERVIÇO:
Local: Sala 82 – IFRN Cidade Alta (Av. Rio Branco, 743 – Cidade Alta, Natal – RN)
Data: 27/11/2019
Filme: Silêncio dos Homens (dir. Ian Leite Luiza de Castro , Brasil, 2019, 60 minutos, livre)
Hora: 13h – 14h20
Local: Auditório da Escola Freinet (Av. Hermes da Fonseca, 1500 – Tirol, Natal – RN)
Datas: 04 e 05/12
Filmes: Silêncio dos Homens (dir. Ian Leite Luiza de Castro , Brasil, 2019, 60 minutos, livre); Repense o Elogio (dir. Estela Renner , Brasil, 2017, 48 minutos, livre)
Hora: 10h20 – 12h