A vereadora Brisa Bracchi apresentou à Câmara Municipal de Natal o projeto de lei que institui a Política de Fomento, Difusão e Exibição do Cinema e do Audiovisual na Rede Pública Municipal de Ensino.
A proposta busca fortalecer não apenas a exibição de filmes nas escolas, mas também promover a educação audiovisual e o desenvolvimento do senso crítico e estético dos estudantes da rede pública da capital.
“Mais do que colocar as crianças para assistir produções audiovisuais, o que já é muito importante, a ideia do projeto é valorizar a formação de olhares críticos, contribuindo para transformar a educação na nossa cidade”, afirmou a vereadora.
O projeto também valoriza o cinema como ferramenta pedagógica, incentiva a formação de público e estimula a produção brasileira independente, com atenção especial a obras de pessoas negras e indígenas, além de produções locais e regionais. A iniciativa mantém alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
A Política de Fomento ao Cinema e ao Audiovisual nas Escolas segue, entre outras referências, a Lei Federal 13.006/2014, que determina a exibição obrigatória de obras brasileiras por, no mínimo, duas horas mensais como componente curricular complementar.
