A obra “Pilares Vivos”, instalação de autoria da natalense Jéssica Bittencourt, foi selecionada entre algumas centenas de trabalhos do mundo todo para ser exposta na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. É a primeira vez que ocorre do Rio Grande do Norte contar com uma representante no evento, que já está em sua 13ª edição.
Jéssica Bittencourt, que além de artista visual é também arquiteta, urbanista e professora, se reporta às adversidades da cidade contemporânea, tendo como foco o problema crescente da desigualdade socioespacial.
Para isso, Jéssica reproduz as dimensões e condições do interior dos pilares da ponte Newton Navarro, um dos principais cartões postais da cidade de Natal, e que tem servido hoje, também, de abrigo para pessoas em situação de rua da região.
A instalação denúncia de Jéssica, que esteve anteriormente no SESC Cidade Alta (2018) e no XVIII ENAMPUR (2019), integrará dessa vez a exposição “Produções Insurgentes” da Bienal junto de outros 22 trabalhos com temática de impacto social.
“Pilares Vivos é, por todas as questões sociais e espaciais que evidencia, uma obra relevante às discussões de contemporaneidade e direitos humanos, especialmente sensível em suas escolhas, e notável pela experiência psicológica e sensorial que proporciona”, conta a assistente de produção Stephanie Bittencourt.
O evento está previsto para iniciar no dia 21 de maio, indo até o 10 de julho, em São Paulo, e é realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABSP).
3 Comments
[…] do parto e nascimento no estado. Também assinam a ficha técnica da instalação-denúncia “Pilares Vivos”, de autoria de Jéssica Bittencourt, recentemente aprovado para a 13° Bienal de São Paulo: Stephanie como produção e câmera, Jayne […]
Parabéns para Jéssica e Sthéfanie Bittencourt, que captaram e disseminaram o social invisível, tornando visível o apelo pelo bem comum.
Pessoas a pé e de carros transitam, rapidamente ou devagar, e não imaginam o drama social de quem habita internamente o PILAR.
É fundamental refletir e AGIR!
Boa noite.
A imagem da obra de Stephanie, é impossível de visualizar da maneira como está apresentada aqui. Uma pena.