Autor de esculturas famosas em Natal, Índio será homenageado hoje

indio, escultor

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O artista plástico potiguar Guilherme da Silva Pereira, mais conhecido como Índio, será homenageado hoje, às 19h, na Câmara de Vereadores de Nísia Floresta, onde receberá a Medalha Nísia Floresta, a mais alta comenda do Poder Legislativo deste município.

Natural de Nísia Floresta (RN), o artista se profissionalizou ao dezoito anos e, desde então, vem construindo grandes obras como o Galo Branco de Dona Neném, símbolo do Folclore e do artesanato de São Gonçalo do Amarante (RN), o pórtico de entrada do Aquário Natal, na Redinha, entre outras. Ao todo, ele já produziu cerca de 3 mil trabalhos.

O artesão utiliza como matéria-prima: concreto, argila, pedra sabão e madei ra. Seu universo criativo está intimamente ligado a suas origens e se utiliza de temas como o mar, cultura popular e religiosidade, que nas suas mãos ganham proporções gigantescas.

Grande parte desse acervo escultórico encontra-se localizado entre as praias de Redinha (Extremoz) e Barreta (Nísia Floresta) e também pelo interior do estado entre as cidades de São José de Mipibu, Passagem, Monte Alegre, Brejinho, Goianinha e São Gonçalo do Amarante. O artista também possui conjuntos de peças es palhadas na Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Entre 2005 e 2015, sua obra ganhou notoriedade e recebeu encomendas para o Sul e Sudeste brasileiros e para países como Suécia, Áustria, Portugal e Alemanha. EmItapoá/SC, Índio esculpiu um caranguejo que mede 7,50 por 2 metros de altura e demorou 38 dias para ficar pronta, sendo considerado o maior da América Latina.

Durante a passagem pelo Rio Grande do Norte, para receber a homenagem, Índio irá à cidade de Brejinho para produção de mais uma obra. Retornando em seguida para Santa Catarina, onde está produzindo um conjunto de 10 obras.

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana