De um silêncio suspenso no universo irrompe um alargamento do tempo, um tempo anacrônico em que coexistem o passado, o presente e o futuro, e onde se cria uma linha tênue que tece os fios da vida.
No centro do cosmos a grande mãe da à luz os elementos e em meio às chamas e às águas surgem os seres míticos que se colocam como transeuntes da era do caos… uma era anterior ao homem, a era do nascimento dos mitos.
Entre lobos e serpentes emerge uma força feminina, pulsante e guerreira que gera luz e instaura a ordem, a ordem cósmica que espelha o sagrado e desvela o mistério da criação.
Cria-se então uma fissura no espaço e juntamente com ela a celebração da energia ancestral que dança no centro do cosmos para libertar a alma humana, fragmento etéreo…
Tudo esse aprofundamento de sua natureza, do seu ser é o mote representado em cena por atores do Arkhétypos Grupo de Teatro com o espetáculo ‘Éter’, com estreia agendada para hoje (20) e nova sessão amanhã (21) no TECESol, em Pirangi, nos dias com início às 18h.
Sinopse
O espetáculo Éter é decorrente de uma pesquisa do Grupo sobre as diversas cosmogonias; é uma proposta de teatro ritual que se dá na beira da praia e que propõe ao espectador um momento de conexão com as imagens mais etéreas do seu inconsciente.
Durante o espetáculo o público é convidado a se purificar e a celebrar junto com os atores o nascimento da vida, a suspensão do tempo e a dança do cosmos.
O espetáculo nasce como o quinto elemento, o Éter, após os quatro primeiros elementos da natureza: terra, fogo , água e ar, já terem sido protagonistas de espetáculos anteriores do grupo. Com ‘Éter’ se fecha um ciclo a partir da poética dos elementos.
SERVIÇO
Espetáculo Éter, do Arkhétypos Grupo de Teatro
Quando: sábado (20) e domingo (21)
Onde: TECESOL – Bairro de Pirangi
Entrada: Inteira a R$ 30 e Estudantes a R$ 15
CAPACIDADE: 50 Pessoas por Espetáculo
FOTOS: Paulo Fuga
Ficha Técnica do Espetáculo
Direção:
Robson Haderchpek
Elenco:
Alice Jácome
Analice França
Bebel Dantas
Camila Guerra
Camila Olie
Elze Maria Barroso
Fernanda Cunha
Francismar Silva
Liliane Bezerra
Luã Fernandes
Lúcia Freire
Pablo Costa
Pedro Fasanaro
Thuyza Fagundes
Cenografia e Iluminação:
Francismar Silva e Laura Figueiredo
Figurino:
Elze Maria Barroso
Maquiagem:
Pedro Fasanaro e Grupo Arkhétypos
Concepção Musical:
Analice França
Preparação Vocal:
Alice Jácome e Analice França
Arte Gráfica:
Francismar Silva
Registro de Imagem:
Saturno Filmes
Coordenação de Produção:
Camila Guerra e Bebel Dantas
Realização:
Arkhétypos Grupo de Teatro