A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCiRN), com o objetivo de promover um diálogo entre a crítica de cinema e os realizadores do estado, realizará uma série de lives. O ACCiRN Conversa acontece às segundas sextas-feiras de cada mês (e excepcionalmente nas terceiras, como neste mês de junho). Portanto, nesta sexta (18) já tem!
A cada bate-papo, a ACCiRN escolhe um realizador potiguar e o convida para uma conversa, na qual serão abordados aspectos de sua obra, assim como curiosidades de bastidores e do cinema do nosso estado. Já participaram do ACCiRN Conversa os cineastas Pedro Fiuza, Dênia Cruz e Plínio Sá.
Nesta quarta edição, marca presença o diretor Manoel Batista. Seu trabalho Codinome Breno foi premiado e destacado pela ACCiRN em 2019. Quem estará à frente desse bate-papo é a integrante da associação Tatiana Lima, jornalista e assessora de comunicação (@gostosediscuteblog e @saibamaisjor).
ACCiRN
A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCiRN) existe desde novembro de 2017. Foi fundada por críticos de cinema potiguares com a intenção de formalizar, fortalecer e valorizar o seu ofício.
A entidade sem fins lucrativos traz em seu estatuto os objetivos a capacitação da classe, a representatividade diante de festivais, mostras e concursos relacionados ao cinema, o que inclui na escolha de representantes oficiais para integrar o júri desses eventos, além de dialogar com desenvoltura com as distribuidoras de filmes para priorizarem a exibição de obras no estado, entre outras ações.
Codinome Breno
É um documentário dirigido e roteirizado por Manoel Batista, produzido pela Casu Filmes, em 2018.
Sinopse: A memória possui gavetas que escondem partes do nosso passado, mas o medo e a saudade nos impedem de acessá-las. Para reconstruir o mosaico de memórias familiares, Manoel busca através da origem do nome de seu irmão, dos objetos de família e dos relatos dos amigos mais próximos as peças que faltam nesse quebra-cabeça. A busca por esse nome termina por descortinar passagens da ditadura militar no Brasil.
Serviço
• O quê: ACCiRN Conversa
• Com quem: Manoel Batista, diretor de Codinome Breno
• Quando: 18 de junho de 2021
• Que horas: 19h
• Onde: no instagram @ACCiRN