Auto natalino percorrerá os quatro cantos de Natal a partir desta quinta

sonho de uma noite de natal

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

A cidade do Natal recebe o espetáculo “Sonho de Uma Noite de Natal”, uma realização da Prefeitura do Natal, com produção da BOBOX Produções, que ocupará ruas e praças com o auto natalino. O espetáculo estreia nesta quinta-feira (18) no pátio da Funcarte, no bairro da Cidade Alta, e segue em circulação até o dia 23 de dezembro percorrendo seis bairros de Natal e ocupando as quatro zonas da cidade. Ao circular por diferentes bairros, a caravana transforma cada apresentação em um acontecimento localizado, que se organiza a partir do espaço da rua, do entorno imediato e da presença dos moradores.

A encenação parte de uma estrutura cênica mambembe: um caminhão que se transforma em palco italiano, concebido como uma grande caixa de presente. Ao som de uma trilha sonora original, o teto se ergue, as cortinas se abrem e surge o Capitão Benjamin, figura que conduz a narrativa e apresenta os artistas. Sua presença dialoga diretamente com o imaginário da Nau Catarineta, referência ancestral da cultura popular brasileira associada às viagens marítimas, à travessia, ao risco e à esperança. Como nas antigas narrativas cantadas e encenadas, o espetáculo se organiza como uma embarcação simbólica que cruza territórios e conduz o público por uma jornada coletiva.

No centro da encenação está o coro de marujos-atuadores, elemento estrutural dos autos tradicionais e diretamente inspirado na tradição da Nau Catarineta, presente em diversas manifestações do teatro, da música e da cultura popular brasileira. Esse coro sustenta a narrativa coletiva, cantando, dançando e assumindo múltiplas figuras bíblicas e populares. São eles os navegantes dessa embarcação, responsáveis por conduzir a história e estabelecer o pacto cênico com o público.

A condução do espetáculo pelo Capitão Benjamin também estabelece um diálogo com a figura histórica de Benjamim de Oliveira, reconhecido como o primeiro palhaço negro do Brasil e um dos grandes nomes do circo-teatro nacional. Ao evocar essa referência, o espetáculo reconhece a importância do palhaço popular como mediador entre cena e público, aquele que conduz, provoca, acolhe e organiza o jogo teatral, mantendo viva uma linhagem de artistas que construíram o riso, a crítica e a poesia a partir da rua.

Sob a direção geral, roteiro e direção de arte de João Marcelino, referência no teatro popular potiguar, o espetáculo revisita o nascimento de Jesus a partir de uma linguagem contemporânea, plural e conectada às manifestações populares. Para o diretor, conduzir um auto natalino é também um exercício de escuta da memória e de permanência do encantamento: “O primeiro auto natalino que vi acontecia no adro da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. Eu era menino. Sobre os ombros de meu pai, aprendi a liturgia teatral olhando. Esse olhar segue comigo e continua orientando a maneira como penso o teatro”

A dramaturgia é assinada por César Ferrario, que constrói o texto a partir de memórias pessoais e afetivas, conectando tradição, cidade e experiência urbana: “Os autos natalinos sempre fizeram parte das paisagens da cidade no fim do ano. Eram apresentados em ruas e praças e marcavam o tempo das festas, das férias e do retorno para casa. Trabalhar com esse universo hoje é um gesto de afeto e reconhecimento dessa memória”

A direção de movimento, assinada por Carla Martins, organiza a cena a partir de uma concepção em espiral, em que tempos, corpos e culturas se atravessam: “A movimentação foi pensada em espiral, como forma de reverenciar os que vieram antes e, ao mesmo tempo, atualizar os gestos para o presente. Cada passo carrega uma história de afeto e renovação”

A trilha sonora original é de Toni Gregório, com figurinos de Katia Dantas, cenografia de Shicó do Mamulengo, adereços e elementos de cena de Irapuan Junior, preparação vocal de Jônatas Medeiros, iluminação de Janielson Silva e produção geral de Arlindo Bezerra O elenco reúne atores e atrizes da cidade, incluindo a participação da cantora lírica Alzeny Nelo e da cantora mirim Alice Lira; e conta também com os brincantes da quadrilha junina Balão Dourado. 

Sonho de Uma Noite de Natal se insere na paisagem cultural de Natal como uma experiência cênica que dialoga com a tradição dos autos, com o imaginário da Nau Catarineta e com a herança do palhaço popular brasileiro, ocupando ruas e praças da cidade e se relacionando diretamente com a memória, o calendário simbólico e o cotidiano de seus moradores.

SERVIÇOS 

Sonho de Uma Noite de Natal

Entrada gratuita

Horário: 19h

18/12

FUNCARTE – Fundação Cultural Capitania das Artes 

Avenida Câmara Cascudo, 434

Cidade Alta

19/12

Praça do Mercado – Travessa São Pedro

Rocas

20/12

Praça Cláudio Porpino

Ponta Negra

21/12

Praça Santo Ambrósio

Planalto

22/12

Rua das Pastorinhas (ao lado do Conselho Comunitário)

Lagoa Azul – Conjunto Nova Natal

23/12

Área de Lazer do Panatis

Potengi

FICHA TÉCNICA 

Coordenação Geral 

Iracy Azevedo e Danielle Brito 

Direção Geral, Roteiro e Direção de Arte 

João Marcelino 

Dramaturgia

César Ferrario 

Produção Geral 

Arlindo Bezerra

Direção Musical e Trilha Sonora

Toni Gregório 

Direção de Produção 

Gilca Leonardo 

Produção 

Felipe Aguiar

Assistente de Direção e Direção de Movimento 

Carla Martins

Iluminação, Coordenação Técnica e Cenotécnico

Janielson Silva

Consultoria de Iluminação 

Ronaldo Costa

Cenário

Shicó do Mamulengo 

Figurinos

Katia Dantas 

Adereços e Elementos de Cena 

Irapuan Junior 

Preparação Vocal 

Jô Medeiros

Maquiagem

Alef Cavalcante

Elenco 

Álvaro Dantas

Bruno Borges

Cledson Nascimento

Dannyely Lylian

Dinho Máximo

Fernanda Sá

Francisco Neto

Gaby Fox

Gaby

Geovanny Araujo

Giovanna Araújo

Gilson Filho

Jemerson Batista

Junior Pimenta

Kamylla Florencio

Karina Oliveira

Lathoya Melo

Luiz Fernando

Marília Castro

Margoth Lima

Natany Dionísio

Pérola Alves

Potyra Pinheiro

Rodrigo Araujo

Thaisa Figueroa

Wendell Melo

Cantora lírica

Alzeny Nelo

Alice Lima 

Cenotécnicos 

Leiroy Sheridan e Vinicius Vieira

Modelagem 

Fátima Brilhante

Costuras 

Iziene Pamplona e Jacqueline Vieira 

Assistência de Produção 

Denise Amaro e Marcelo Henrique Silva 

Assistência de Arte e Contrarregragem 

Kadu Oliveira e Junior Medeiros

Assistência de Direção de Movimento 

Bruno Borges e Pablo Craveiros

Assistência de Maquiagem 

Deilson Pereira, Nathália Marques e Eliaz

Equipe de Apoio e Catering 

Francisca Barbosa

Fotografia 

Brunno Martins

Identidade Visual

Caio Vitoriano 


Social Media 

Vitor Búrigo

Gravação em Estúdio e Mixagem de Trilha 

Eduardo Pinheiro 

Piano, Orquestração, Gravação e Mixagem da faixa Pie Jesu

Eduardo Taufic

Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.