O projeto “Casa da Anna, Canto e Lugar da Cultura Potiguar” se prepara para encerrar sua bem-sucedida temporada 2025 com uma programação especial durante todo o mês de outubro. Realizado na Casa da Anna – Centro Cultural Anna Fernandêz, em Ponta Negra, o projeto, de autoria de Marieta Maia e com direção musical de Raphael Almeida, foi um dos selecionados pelo Edital 08/24 – Lei Aldir Blanc (PNAB) de Artes Integradas e Outras Expressões Artísticas, e desde julho tem movimentado a cena cultural natalense.
Alinhado aos objetivos dos Editais Paulo Gustavo e Aldir Blanc, o projeto se destacou por fortalecer a economia criativa local – com 80% da equipe e insumos contratados no Rio Grande do Norte – e por garantir acessibilidade, com tradução presencial em Libras, transmissão legendada no YouTube e medidas físicas para pessoas com deficiência motora. Além disso, priorizou políticas afirmativas, com 30% de participação feminina na equipe técnica e artística.
“Ao longo desses meses, conseguimos transformar este Centro Cultural em um polo de integração das artes, estimulando a criação conjunta e a valorização da diversidade cultural do nosso estado. É com esse espírito que apresentamos nosso último período de atividades”, comenta a autora do projeto.
Confira a programação de encerramento em Outubro:
10 de Outubro (Sexta-feira)
18h30: Sessão de Cinema – Exibição do filme “A Flor Teimosa da Algaroba”, dirigido por Ana Karla Farias e Fátima Cabral. O documentário retrata a vida de Júlia Medeiros, educadora, sufragista e primeira vereadora de Caicó.
19h00: Show Musical – Tributo a Rita Lee com a talentosa Priscila Matos e Banda. Um passeio pelos maiores sucessos da Rainha do Rock Brasileiro.
17 de Outubro (Sexta-feira)
18h30: Dia de Portugal em Natal – Um evento especial de intercâmbio luso-brasileiro, celebrando as conexões culturais entre Portugal e o Rio Grande do Norte.
24 de Outubro (Sexta-feira)
18h30: Sessão de Cinema – Exibição do filme “Liberdade Sem Conduta”, dirigido pela potiguar Dênia Cruz. A obra é inspirada no livro “Diário – De Tambaba à Prisão”, de Amanda Karoline.
19h00: Show Musical – Samba Potiguar Brasileiro com Cristina de Holanda. Um show para celebrar a riqueza do samba feito no RN e no Brasil.
Serviço:
O quê: Programação de Outubro do Projeto “Casa da Anna, Canto e Lugar da Cultura Potiguar”
Onde: Casa da Anna – Av. Praia de Genipabu, 2152/sala 3, Ponta Negra, Natal-RN
Quando: 10, 17 e 24 de outubro de 2024
Entrada: Gratuita, mediante reserva antecipada.
Reservas: (84) 9635-4479 (WhatsApp)
Acessibilidade: Tradução em Libras, transmissão com legenda no YouTube e espaço adaptado.
Sobre a Casa da Anna:
A Casa da Anna conta com um memorial permanente da artista Anna Fernandêz, disponível para consultas agendadas. O espaço cultural busca ser um ponto de convergência para as mais diversas manifestações artísticas do estado.
Realização:
Este projeto é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Programa Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
