A abertura da exposição em Natal vai ocorrer nesta quinta (7), às 19 horas, na Pinacoteca Potiguar, onde permanece até o dia 8 de fevereiro de 2025. No horário da estreia, o público pode contar com uma visita guiada por Marcelo Reis, curador da exposição. No dia seguinte (08), às 10 horas, vai haver uma outra visita guiada, só que com as (os) fotógrafas (os) da mostra. Já para às 15 horas, está programado um bate-papo do curador com o público.
Além disso, no fim de semana consecutivo (09 e 10/11), o Panorama vai realizar duas oficinas gratuitas facilitadas por artistas da própria exposição, a saber: Camadas Visuais, por Elis Tuxá, e Autorretratos e Hibridismos, por Adalton Silva.
O projeto, que foi o único do Nordeste, em sua categoria, a ser premiado com a Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023, tem como homenageado o fotógrafo Akira Cravo (in memoriam), neto do escultor Mario Cravo Júnior e filho do também fotógrafo Mario Cravo Neto, exercendo, esse último, influência na 3ª geração da fotografia baiana.
A exposição reúne 104 imagens de 26 artistas que revelam em seus registros fortes influências decoloniais, de resistência contra as violências de gênero e de raça, em diálogo com seus três núcleos temáticos: Corpo, Memória e Sagrado.
OFICINAS DO PANORAMA NA PINACOTECA:
Oficina – Camadas Visuais
Facilitadora: Elis Tuxá | Núcleo curatorial: Sagrado
Oficina – Autorretratos e Hibridismos
Facilitador: Adalton Silva | Núcleo curatorial: Memória
O público-alvo das oficinas é artistas, fotógrafos e demais interessados. A faixa-etária é acima dos 15 anos de idade, sendo oferecidas 20 vagas para cada oficina. Os dias e horários das oficinas são os mesmos, pois acontecem de forma paralela, a saber: Sábado (09/11), das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas | Domingo (10/11), das 9 horas às 12 horas.