O Instituto de Educação e Cultura de Equador, município potiguar, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) levou o Museu Itinerante de História Natural a Equador-RN, com uma exposição interativa que aproxima o público do fascinante mundo da biodiversidade, paleontologia e geologia.
A iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento científico e traz uma série de amostras, modelos e atividades educativas, proporcionando uma experiência única e enriquecedora, pela primeira vez no Rio Grande do Norte.
A exposição tem acesso livre. Todas as escolas do município já visitaram a exposição, resgatando e promovendo memórias culturais que reforçam a identidade local. A ação busca não apenas preservar o patrimônio cultural, mas também criar um espaço de troca de saberes e vivências entre as gerações, além de destacar o papel da educação e da cultura como agentes de transformação social.
Essa iniciativa é viabilizada pela Lei Câmara Cascudo de Cultura, através da Secretaria de Estado de Cultura e Fundação José Augusto e patrocinada pelo supermercado irmãos Cantalice de Equador e coordenado pelo historiador equadoense João Batista do Nascimento.