Uma frasqueira encontrada no lixo contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos. Este fato real levou o grupo Carmin a conduzir uma investigação que durou 3 anos e resultou na peça de teatro documental intitulada: JACY, que terá única apresentação no Teatro Riachuelo, no dia 15 de setembro, dentro da programação do Projeto Palco Natal.
O Grupo Carmin revela, durante 1 hora de espetáculo, todo o processo dessa investigação e convida o público a acompanhar a vida de uma mulher que atravessou a 2ª Guerra mundial e a ditadura no Brasil; esteve no centro de um importante conflito da política no RN; viveu um amor estrangeiro e terminou seus dias sozinha em Natal, RN.
Com textos de Pablo Capistrano, Iracema Macedo e Henrique Fontes, JACY revela fatos que muitas vezes ignoramos sobre o abandono dos idosos, a política oligárquica e o crescimento desenfreado das cidades brasileiras.
O espetáculo já participou de importantes festivais e mostras como o Festival Todos São Palco 2023 (Portugal); XVI Festival Cena Contemporânea (DF); a X Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo (SP); o 21º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE); o 7° Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC) além de ter circulado por 18 estados brasileiros, através do Palco Giratório do SESC de 2016. Cumpriu temporada no SESC Copacabana no Rio de Janeiro em Março de 2016 e Janeiro-Fevereiro de 2017 no SESC Pinheiros em São Paulo.
O Projeto Palco Natal tem o patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal, via Lei Djalma Maranhão.
Ficha Técnica:
Textos: Pablo Capistrano, Iracema Macedo e Henrique Fontes.
Dramaturgia: Henrique Fontes e Pablo Capistrano
Direção: Henrique Fontes
Atores: Quitéria Kelly e Henrique Fontes
Assessoria de Imprensa: Sollar Comunicação
Realização do Projeto Palco Natal: Jorge Elali Produções
Patrocínio: Prefeitura de Natal, Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal
SERVIÇO:
JACY
Dia 15 de setembro, domingo, às 19h, no Teatro Riachuelo
INGRESSOS A PARTIR DE R$ 60,00 (INTEIRA) E R$ 30,00 (MEIA)
CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:
Bilheteria do Teatro Riachuelo (Terça a sábado, das 14h às 20h) ou no site uhuu.com
Sobre o Grupo Carmin
O Grupo Carmin surgiu em 2007 com a peça Pobres de Marré, que circulou por mais de 20 festivais e mostras no Brasil e na França. O Grupo vem desenvolvendo pesquisa em dramaturgia original, exclusão social urbana e Teatro Documentário. Em 2010, realizou o experimento cênico Olha a Água, a partir da obra “A Alma Boa de Setsuan”, de Brecht. Em 2011, montou a peça para crianças Castelo de Lençóis. Em 2013, estreou JACY , inaugurando sua pesquisa em Teatro documental. Em 2015, estreou a peça “Por Que Paris? Em 2017, estreou sua peça mais premiada: “A Invenção do Nordeste”. Em 2020 estreou de forma online “A Frasqueira de Jacy” e duas cenas online de sua nova peça, ainda inédita, “Gente de Classe”. Em 2022 voltou a circular e representou o Brasil na Mostra São Palco, em Portugal. Em 2023, circulou pelo Palco Giratório com a peça “A Invenção do Nordeste”.