Nos meses de novembro e dezembro a Fundação José Augusto realizou diversas atividades culturais em vários equipamentos culturais e em diferentes cidades e regiões do Rio Grande do Norte. Ações que vão das diversas expressões da cultura popular como exposição de xilogravuras na Pinacoteca do Estado e relançamento da Coleção Chico Traíra de Literatura de Cordel até a apresentação de espetáculo de Dança sobre o clássico Dom Quixote, de Miguel de Cervantes e Quinta Sinfonia de Beethoven pela Orquestra Sinfônica, passando pela participação no Festival Literário de Currais Novos, em homenagem ao poeta Luís Carlos Guimarães, uma live com o artista Leão Neto sobre os ritmos carnavalescos, um curso de Fotografia ofertado em dez cidades com o experiente profissional Argemiro Lima, a disponibilização do Concerto dos Mártires, que aconteceu em 3 de outubro no Santuário de Uruaçu, com a Orquestra Sinfônica e o Quinteto Violado, atividades culturais para o público infanto-juvenil na Biblioteca Câmara Cascudo e a reestruturação da Gráfica Manimbu.
Abaixo um resumo das atividades do órgão gestor a política cultural do Estado do Rio Grande do Norte no Governo Fátima Bezerra.
Presença no Festival Literário de Currais Novos
Em 24 de novembro de 2022 a Fundação José Augusto compareceu ao festival Literário de Currais Novos, promovido pela Prefeitura de Currais Novos na Casa de Cultura Palácio do Minerador. Além da sessão do espaço e do apoio dado ao evento, o órgão marcou presença, com o diretor geral e como palestrante sobre a Poesia Popular Nordestina, além de levar também os palestrantes Diógenes da Cunha Lima, presidente da Academia de Letras do RN, o também ex-reitor Genibaldo Barros e o professor doutor pesquisador e escritor Tarcísio Gurgel para prestarem uma Mesa Redonda sobre o grande poeta Luíz Carlos Guimarães, filho de Currais Novos e homenageado do evento.
A FJA também levou a pesquisadora e dicionarista Leide Câmara para uma palestra sobre o cantor, compositor e instrumentista José Fernandes, considerado um dos cinco maiores compositores da música sertaneja gravado por diversos cantores consagrados com alguns milhões de discos vendidos e que, mesmo sendo filho de Currais Novos era, até ali, um ilustre desconhecido na sua própria terra-berço.
O pesquisador e poeta Kidelmir Dantas, ao lado do cordelista Gelson Pessoa apresentaram aos currais-novenses e educadores e gestores ligados à 6ª. DIREC – Diretoria Regional de Educação e Cultura, da SEEC – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do RN, fazendo a entrega de 60 kits de folhetos de Literatura de Cordel da Coleção Chico Traíra, programa suspenso há mais de dez anos pelas gestões anteriores. Foram entregues também pacotes de 500 exemplares dos 20 folhetos para os autores que residem em Currais Novos e região.
Projeto Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura
Durante esta semana foi assinado mais de 50 títulos de Incentivo e Certificados de Enquadramento de projetos aprovados na Lei Câmara Cascudo, registrando captação, ou seja, dinheiro na conta dos proponentes quase a totalidade dos dez milhões de reais de Renúncia Fiscal anunciados no início deste ano pela governadora Fátima Bezerra. Um sucesso absoluto e um avanço formidável.
São mais de 40 projetos patrocinados por mais de 40 empresas patrocinadoras duplicando a média histórica de 18 projetos patrocinados e a média de 20 patrocinadores anuais. Tudo isso se deu graças às facilidades criadas por este governo e o trabalho de educação fiscal realizado pela parceria Fundação José Augusto/ Secretaria de Tributação nos primeiros meses deste ano.
Recital do Instituto de Música Waldemar de Almeida
Outra atividade da Fundação José Augusto nesta semana foi Recital de Encerramento do semestre dos alunos e alunas do Instituto de Música Waldemar de Almeida (IMWA) realizado na terça-feira (29), às 19h, no Teatro Alberto Maranhão (TAM)
A apresentação contou com exibição de diferentes gêneros e instrumentos musicais, como canto popular, coordenado pela Professora Marilene Campos; contrabaixo com o Professor José Fontes; Canto Lírico, com o professor Caio Morais; Piano, com a Professora Márcia Barbosa; Bandolim e cavaquinho, com o Professor Alexandre Moreira; Violão, com o Professor Alexandre Siqueira e Iniciação Infantil, com a Professora Josilene Araújo.
Nona Sinfonia de Beethoven
Orquestra Sinfônica, Corais Canto do Povo e Harmus e Movedança no palco e nas redes
Na última quarta-feira, 30 de novembro de 2022, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte executou a Nona Sinfonia de Beethoven, no Espaço Cultural São João Paulo II, conhecido como Papódromo, para um público de 1.600 presentes, o maior público a ocupar aquela casa desde a reforma executada pelo Governo Fátima Bezerra, responsável por 99% da obra que a devolveu ao povo do Rio Grande do Norte em abril de 2021, depois de dez anos sem atividades
Um público estimado em 1.500 internautas acompanhou o concerto pelas redes sociais. O concerto foi enriquecido por um coro de 100 vozes preparado pelo maestro Janilson Batista – Coral Harmus; maestro Eli Cavalcante – Coral Canto do Povo; e maestro Paulo Ritzel – Coro Canto Paramirins, além de quatro solistas convidados: Ariadne Mendes – RN (Mezzo Soprano), Gabriela Ramos – DF (Soprano), Hélenes Lopes – PA (Tenor) e Johnny França – SP (Barítono); a participação do grupo “Movidos Dança”, com coreografia exclusivamente criada para esta noite e também contou com a participação do grupo “Movidos Dança”, com coreografia exclusivamente criada para esta noite.
Sob a direção artística do maestro Linus Lerner, o espetáculo comemora o mês da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, e os 30 anos da visita do Papa João Paulo II à capital potiguar. O concerto contou com a presença do vice-governador Antenor Roberto.
Diretor FJA no Grupo de Trabalho de Cultura do Governo de Transição
O Diretor-Ajunto da FJA Fábio Lima de Almeida, foi nomeado na quarta-feira, 30 de outubro, para a Comissão de Cultura, no Governo de Transição que prepara a política cultural do Governo Lula. Parabenizado por todos, Fábio Lima respondeu: “este convite é fruto dos resultados positivos das nossas gestões culturais, especialmente neste governo de Fátima Bezerra. Um dos destaques desta gestão foi o desempenho da Fundação José Augusto na operacionalização dos recursos da Lei Aldir Blanc, em plena pandemia, quando o Rio Grande foi considerado um dos cinco melhores do Brasil, com dez editais e Auxílio Emergencial para artistas, além de outros dez editais, totalizando o número inédito de vinte editais numa única gestão”.
Além disso, contou também a própria experiência do gestor Fábio Lima quando exerceu a chefia da Representação do MinC no Nordeste, sediada em Recife-PE
Oficina de Fotografia em dez municípios do RN
Desde a segunda-feira, 28 de novembro, com previsão de se estender até 8 de dezembro, a Coordenação das Casas de Cultura da Fundação José Augusto está levando a dez municípios do interior, Argemiro Lima, 72 anos, um dos mais experientes profissionais da Fotografia do Rio Grande do Norte.
Os cursos estão sendo ofertados em Macaíba, Goianinha, Lajes, São José de Campestre, João Câmara, São José de Mipibu, Martins, Viçosa, Umarizal e Janduís. As oficinas ministradas por Argemiro Lima se tornaram um case de sucesso, pela qualidade, pela participação e pela enorme satisfação dos participantes que estão recebendo noções de como se utilizar melhor a iluminação, enquadramentos, imagens em movimento, desenvolvimento do olhar fotográfico, além de transmitir conceitos em diferentes tipos de fotografias: retratos de pessoas, fotos de viagens, natureza e esporte, incluindo-se as novas tecnologias do uso de câmeras fotográficas de celular.
A fase final resultará em uma exposição de fotos produzidas pelos participantes do curso, que será promovida pela FJA nas casas de Cultura dos municípios que abrigaram as oficinas.
Aula-espetáculo com Leão Neto sobre ritmos carnavalescos
Outra ação que está dando excelente repercussão é a live “Carnaval Tradição: seus sons e estilos”, do cantor, compositor e pesquisador Leão Neto, transmitida na quarta-feira (30) no Instagram Cultura RN, da Fundação José Augusto. A live contou com a participação do tecladista Geraldo Nunes. Em poucas horas de disponibilização no Youtube já ultrapassava os mil acessos.
O objetivo da live foi resgatar e valorizar a tradição carnavalesca através de uma aula espetáculo virtual onde o protagonista conta a história e executa os principais ritmos musicais momescos, como o frevo e as marchinhas que traduzem o espírito musical desta grande manifestação popular brasileira.
EDTAM apresenta espetáculo sobre o clássico Dom Quixote no TAM
Aconteceu a primeira sessão com casa cheia, às 19 horas em 1 de dezembro, tem outra prevista para as 19h do dia 3 e acontecerão mais duas em 4 de dezembro, sendo uma às 15h e outra à 19h Dom Quixote acompanhado do seu fiel escudeiro Sancho Pança, está em busca da sua amada Dulcinéia, a mulher dos seus sonhos.
“Sob a direção geral da administradora da EDTAM, professora Wanie Rose e direção artística de Bruno Borges, Márcia Suene e Fábio Matheus, o palco do TAM – Teatro Alberto Maranhão recebeu uma releitura da Literatura Universal, Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes, cumprindo o papel desta fundação de levar cidadania cultural a todas as gerações
Exposição sobre Augusto Severo em Macaíba
Desde o dia 1 de dezembro está aberta na Escola Municipal Augusto Severo em Macaíba, uma exposição sobre a vida e a obra do cientista, inventor, político e escritor Augusto Severo, considerado o Pai da dirigibilidade da aviação, nascido em Macaíba-RN e morto em Paris em acidente, em 12 de maio de 1902 quando apresentava ao mundo o balão dirigível Pax.
Na inauguração da exposição estiveram presentes, a ex-reitora da UFRN, professora Ângela Cruz, o Comandante Junzo e Pedro Brito, do Museu Trampolim da Vitória, de Parnamirim, a secretária de Educação de Macaíba, Edma Maia, o secretário de Cultura de Macaíba Anderson Tavares e a professora da IFRN, Ângela Almeida, autora do livro Augusto Severo – O homem que sonhou voar, autografando 50 exemplares para os presentes.
A pedido da direção da escola a FJA autorizou a prorrogação por mais uma semana e convidou a pesquisadora Leide Câmara, curadora da exposição para uma palestra para professores e alunos da escola.
Durante a palestra, realizada na quinta-feira, 1 de dezembro, a pedido da Secretária de Educação de Macaíba, Edma Maia, a FJA autorizou a permanência da exposição por mais dez dias para viabilizar a visitação de todas as escolas de Macaíba.
Na ocasião da palestra a FJA fez a doação de mais 80 livros para a escola e 70 para a Secretaria de Educação de Macaíba distribuir com outras escolas do município.
Atividades infanto juvenis na Biblioteca Câmara Cascudo
A Biblioteca Estadual Câmara Cascudo (BECC) vem realizando de 8 de novembro a 1 de dezembro.
A programação especial voltada para crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, vem sendo desenvolvida em parceria com os alunos e as alunas do curso de Pedagogia da UFRN. Para cumprimento do estágio obrigatório, os/as estudantes irão desenvolver atividades lúdicas, a fim de estimularem a criatividade, a imaginação e a colaboração entre os participantes.
A programação conta com Oficinas de Literatura de Cordel, contação de histórias e construção de brinquedo são algumas das atividades que vêm sendo desenvolvidas no espaço infantil da BECC nos dias 8, 10 e 17, 18, 22, 25, 29 de novembro e 1 de dezembro, das 15h30 às 16h30.
Reabertura da Gráfica Manimbu
Depois de 11 anos desativada a Gráfica Manimbu, da Fundação José está sendo reaberta, com impressoras, guilhotinas, grampeadeira para a impressão de livros, jornais e outros impressos necessários à atividade cultural, cartazes, panfletos, programas de espetáculos, folhetos de Literatura de Cordel e HQ. Para viabilizar esta reabertura, a Fundação José Augusto realizou uma adequação no prédio, deixando espaço para um auditório a ser concretizado em 2023.
Posto Policial no Forte dos Reis Magos
Por solicitação do comando da Polícia Militar do RN, a Fundação José Augusto fez uma reforma no box da Polícia Militar na área do Estacionamento da Fortaleza dos Reis Magos, com o objetivo de melhorar a segurança para estudantes, turistas e demais visitantes daquele bem histórico. Com isto a segurança dos visitantes contará, além da Guarda Patrimonial, com efetivo da polícia em permanente rodízio no local.
Mostra na Pinacoteca do Estado exibe obra de mestre da Xilogravura
A Pinacoteca do Estado (Praça 7 de Setembro, Cidade Alta) mantém aberta uma exposição composta por 22 xilogravuras, que retratam a trajetória de vida do artista paraibano Ciro Fernandes desde os anos de 1970. As obras compõem o acervo do Banco do Nordeste, estando agrupadas por temas, como trabalho, festejos, religiosidades e imaginário popular.
A arte de Fernandes está pautada especialmente no cotidiano e na cultura nordestina. O artista, que nasceu em 1942, em Uiraúna, cidade do alto sertão da Paraíba é neto do mestre Noza e sobrinho do tio Zuza, uma família que entronca em Vitalino de Caruaru e em Severino de Tracunhaém.
Como muitos nordestinos da época, mudou para São Paulo aos 17 anos de idade, onde foi operário e trabalhou nos açougues da zona Leste da cidade. Depois fixou residência no Rio de Janeiro e na feira de São Cristóvão, importante reduto da cultura nordestina na capital fluminense, onde começou a fazer xilogravuras gratuitas para os poetas de cordel.
Fez pinturas, desenhos e xilogravuras, inclusive, sendo capas de livros para Orígenes Lessa, Raquel de Queiroz, Ana Maria Machado, Gilberto Freire, dentre outros/as escritores/as.