A Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL) celebrará seus 83 anos nesta quinta-feira (14), a partir das 19h, em sua sede (Rua Mipibu, 443, Petrópolis).
Na ocasião, será conferido o troféu Mecenas Potiguar ao empresário Eduardo Vila e ao prefeito da cidade do Natal Álvaro Dias. Eles são reconhecidos por estimular atividades artísticas e culturais.
Na mesma noite, diversas personalidades receberão Palmas Acadêmicas Câmara
Cascudo e Medalhas do Mérito Agnelo Alves (lista abaixo).
Ainda no evento, Diógenes da Cunha Lima falará sobre os 83 da ANRL. Completando a celebração, apresentação do cantor, compositor e violonista Ivanildo de Natal.
Confira aqui um pouco da história da ANL e os homenageados do ano passado.
O mecenato
Há pessoas que nascem com a vocação para multiplicar. Valorizam a competência e dedicação, utilizando em seus empreendimentos a meritocracia. No Brasil não há uma cultura da filantropia, do mecenato.
Tudo começou com Caio Mecenas, que viveu há dois mil anos e assessorou o Imperador Augusto. Por sua ação, floresceram as artes e a literatura em Roma. Dentre os beneficiários, situam-se Virgílio, Horácio, Ovídio e Tito Lívio. O seu nome virou qualificação.
Entre nós, D. Pedro II foi um mecenas das ciências e das artes. Em nosso Rio Grande do Norte, são enaltecidos Alberto Maranhão, no setor público, e Juvino Barreto, na iniciativa privada.
LISTA DOS AGRACIADOS
Troféu Mecenas Potiguar:
EDUARDO VILA
ÁLVARO DIAS
Palmas Acadêmicas Câmara Cascudo
Pessoa ilustre:
PADRE SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS e MONSENHOR LUCAS BATISTA NETO
Instituição:
HOSPITAL INFANTIL VARELA SANTIAGO
Medalha do Mérito Acadêmico Agnelo Alves:
Categoria de Jornalismo Impresso e/ou de blog:
SÁVIO XIMENES HACKRADT
Categoria de Jornalismo Televisivo:
LUIZ AUGUSTO MARANHÃO VALLE
Categoria de Jornalismo Radiofônico:
CHORINHOS E CANÇÕES DA UNIVERSITÁRIA FM
Categoria de Jovem Jornalista:
THIAGO CAVALCANTI DE SOUSA