PEDRO RHUAS
Música e literatura nem sempre caminham lado a lado. O cantor, jornalista e escritor poticearense Pedro Rhuas, 25, no entanto, cria uma ponte direta entre as duas expressões artísticas. Nesta semana, ele lançou “Contador de História”, a trilha sonora original do best-seller “Enquanto eu não te encontro”, livro de sua autoria. Já disponível nas plataformas digitais com distribuição da Tratore, o material amplia o universo do fenômeno literário publicado pela Editora Seguinte, que estreou direto na lista de mais vendidos da Revista Veja em julho de 2021.
https://www.youtube.com/watch?v=XINrkpebM8U
Produzido de modo independente, o disco “Contador de História” já passa de 180 mil reproduções no Spotify e passeia pelo o que Rhuas define como o norte de sua carreira: a essência pop que permite brincar com diferentes gêneros, referências e seu sotaque nordestino. Em uma das faixas, “Naufrágio”, o cantor reverencia trechos de “Planeta de Cores”, do Forrozão Tropykália, e “Espumas ao Vento”, de Fagner, enquanto apresenta um instrumental eletrônico oitentista que flerta com a musicalidade de nomes internacionais como Dua Lipa.
De acordo com o cantor, foram dois anos de processo criativo até o lançamento das treze faixas que integram o projeto. “O álbum sintetiza uma jornada que se intensificou durante a quarentena, momento em que a maior parte das músicas foram escritas. Tudo foi feito no meu quarto, em um estúdio caseiro improvisado, entre muitas risadas, lágrimas e ligações com o meu produtor, DogMan, que mora em Pernambuco. O resultado é um disco lúdico que é um verdadeiro ode ao meu amor pelos livros”, conta Pedro.
Esta homenagem à literatura não fica apenas no campo das ideias. A própria construção objetiva do álbum simula a estrutura de um romance: a introdução chama-se “Prólogo” e a penúltima faixa é intitulada “Fim?”.
A conexão música-literatura também se expressa no eu-lírico. A composição das músicas utiliza diferentes tipos de narradores, incluindo o narrador onisciente das faixas “Contador de História”, “Desastre” e “Diário Secreto”, e o narrador personagem em “Não sei quando vou te ver outra vez”. Detalhes que aprofundam a dinâmica proposta por Pedro Rhuas.
Onde encontrar o artista
Spotify | https://sptfy.com/pedrorhuas
Instagram | http://instagram.com/pedrorhuas
Twitter | http://twitter.com/pedrorhuas
TikTok | https://www.tiktok.com/@pedrorhuas
FILIPE TOCA
O cantor potiguar Filipe Toca lança hoje (25) o seu primeiro EP. O trabalho reúne músicas que trazem a identidade construída no último ano, com a sua participação no The Voice Brasil – experiência que trouxe mais visibilidade para o artista até o momento, resultando em um aumento significativo de público nas redes sociais e nas plataformas de streaming.
O artista fez questão de manter no EP a sua identidade nordestina, com a personalidade imprimida pelo seu sotaque, em um som pop/nova MPB. Compositor nato, Filipe apresentou mais de 80 músicas autorais e para este trabalho foram selecionadas 4 faixas, sendo 3 de sua autoria; além de “Coração”, do seu conterrâneo Dorgival Dantas, que ganhou uma releitura especial com a pegada de Filipe Toca.
“Esse é o meu primeiro EP, então dá aquele friozinho na barriga pro lançamento, aquela ansiedade para as pessoas ouvirem as músicas, poder tocar as músicas nos shows e tudo mais. Acho que uma das coisas mais difíceis foi ter que selecionar só 04 canções, porque eu já componho há tanto tempo, tem tantas músicas que eu amo e queria mostrar, mas tudo no seu tempo. Acho que escolhi 04 músicas especiais que vão tocar os corações das pessoas. Meu desejo é que escutem muito, sem moderação!”, destaca Filipe.
Filipe Toca representa bem a nova safra de artistas que o Brasil vem produzindo, e tem parcerias com muitos compositores relevantes no Brasil como Ana Gabriela, Saulo Fernandes, Mahmundi, Pedro Calais (Lagum), Gustavo Bertoni (Scalene), Pedrinho e Eric (Atitude 67), Celso Fonseca, Gabriel Elias e Marcelo Mira.
O EP Filipe Toca tem produção da Rapport Produções e contou com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
SERVIÇO
EP FILIPE TOCA
Lançamento: 25 de novembro, em todas as plataformas digitais
Ouça: https://bfan.link/filipe-toca
MACEDOC
O cantor potiguar Macedoc lança hoje (26), em todas as plataformas digitais “Anuncia”, seu terceiro single autoral.
Na música – que mistura elementos da música eletrônica e acústica com influências indie, pop e folk – Macedoc anuncia a paz e a brisa de uma tarde de sol ao lado de alguém especial.
“Anuncia é mais uma música fruto da pandemia que trouxe paz pro meu coração e energia pra me movimentar nesse período! Vamos juntos sentir a energia desse momento que a vida nos proporciona e Anuncia representa”, destaca o cantor.
O single “Anuncia” tem lançamento pela Rapport Produções.
SERVIÇO
Macedoc – Anuncia
Lançamento: Dia 26 de outubro, sexta-feira, em todas as plataformas digitais
Pré-save: http://bit.ly/Anuncia_
Siga: @_macedoc
FOTO: Filipe Toca, por Diego Marcel
