“COROADA: devoções marianas e êxtases místicos em El Palmar de Troya”, pretende ser um guia dinâmico centrado na análise de um assunto específico dentro dos estudos sobre a Igreja Palmariana, que é o culto à Virgem Maria em suas narrativas, práticas e doutrinas.
Por meio de entrevistas realizadas com dois renomados escritores espanhóis, residentes nas cidades de Alicante e Jerez, e que também desenvolveram trabalhos relacionadas ao tema, o historiador potiguar Pedro Câmara conseguiu esquadrinhar novos conhecimentos no âmbito da História das Religiões, com seu aporte fenomenológico e histórico.
Além disso, o livro também reúne informações oriundas de uma série de artigos científicos apresentados e publicados nos anais de muitos eventos acadêmicos realizados entre os anos de 2018 e 2020, que contribuíram para o aprimoramento da dissertação de mestrado intitulada “MOSTRAI-NOS VOSSA SANTA FACE E SEREMOS SALVOS: cultura política e construção dos espaços da Igreja Palmariana (1978-2005)”.
O referido estudo foi desenvolvido na UFRN, sendo o primeiro no Brasil a abordar a história do movimento religioso palmariano. Um dos mais importantes resultados originários dessa dissertação foi o livro “O Vaticano do deserto: história da Igreja Católica Palmariana”, publicado em março de 2021.
Graças aos depoimentos de ex-bispos palmarianos e de uma ex-fiel, residente na cidade espanhola de Oliva, o entendimento das doutrinas e rituais elaborados entre os anos 1978 e 2005 pelo primeiro Papa palmariano, foi amplamente viável, visto que o mesmo ressignificou e expandiu antigas práticas católicas romanas, inventando novos conceitos de fé centrados na figura de Maria.
Essas e outras informações também puderam ser compreendidas mais claramente após o minucioso exame de antigos arquivos fotográficos que foram adicionados aos três capítulos do livro.
As origens do movimento religioso palmariano
No Capítulo 1, intitulado “As origens do movimento religioso palmariano”, o autor procurou fazer uma síntese dos principais acontecimentos que demarcaram a origem dessa instituição religiosa, começando pela história das aparições e terminando com o cisma criador da nova Igreja, que teve o vidente Clemente Domínguez como seu primeiro Papa.
Maria e a nova Ordem cismática
No Capítulo 2, de título “Maria e a nova Ordem cismática”, tem a grande ênfase à modificação do título mariano de “Nossa Senhora do Carmo”, que se transformou em “Nossa Mãe do Palmar”. Pautado nessa questão, foi possível discorrer acerca das grandes doações financeiras que patrocinaram os Carmelitas da Santa Face em El Palmar de Troya, tornando-os capazes de realizar empreendimentos mais grandiosos e rituais festivos permeados de pompa e circunstância.
Inventando um novo catolicismo ad Iesum per Mariam
Por fim, no Capítulo 3, cujo título é “Inventando um novo catolicismo ad Iesum per Mariam”, há a discussão de uma série de pontos relacionados à centralidade da figura de Maria de Nazaré dentro das doutrinas e práticas ritualísticas da Igreja Palmariana, que para muitos de seus ex-seguidores é uma seita perigosa e destrutiva que não cessa de anular a individualidade de todos aqueles que se submetem aos seus códigos de fé e de conduta.
Já foram impressas 10 edições especiais do “COROADA: devoções marianas e êxtases místicos em El Palmar de Troya” e em breve estarão prontos novos exemplares para venda e doação.
Links de acesso ao livro em PDF:
Catálogo da RFB Editora: https://www.rfbeditora.com/post/coroada-devo%C3%A7%C3%B5es-marianas-e-%C3%AAxtases-m%C3%ADsticos-em-el-palmar-de-troya-1?fbclid=IwAR2RdtV6oKUdm31q7pIR6XiGv05WFUrqA3ZpTEgBwje6iRaRO4Q7u151Xjs
Academia.edu: https://www.academia.edu/50934467/COROADA_DEVO%C3%87%C3%95ES_MARIANAS_E_%C3%8AXTASES_M%C3%8DSTICOS_EM_EL_PALMAR_DE_TROYA?fbclid=IwAR1-GEVOXD7LO6pMXrtBd-E_YtGkMQ3gpbXA0IGL0YbRLkzL3KhEpxNAkc8