[EXPOSIÇÃO] Grupo se reúne uma vez por mês para pintar um local do RN

A prática do croqui urbano, urban sketching ou desenho de locação sempre foi uma atividade recorrente entre artistas que sentem necessidade de registrar o local onde vivem ou suas experiências de viagem.

Atualmente esta prática está sendo amplamente divulgada por uma comunidade que reúne pessoas do mundo todo interessadas em produzir e compartilhar seus desenhos, denominada Urban Sketchers.

Essa comunidade global inclui pintores, arquitetos, jornalistas, publicitários, ilustradores, designers, educadores e entusiastas. O lema do grupo é “Mostrar o mundo, um desenho de cada vez”.

Os trabalhos produzidos devem ser realizados parcialmente ou completamente nos próprios locais que representam.

Em Natal existem representantes da comunidade Urban Sketchers desde 2012. Esse grupo reúne-se uma vez por mês para desenhar um local pré-estabelecido de Natal, porém tem ampliado suas ações para outras cidades do Rio Grande do Norte.

Um recorte desse trabalho será apresentado na exposição ‘Olhar mais atento’, com desenhos e aquarelas dos arquitetos André Alves, Jota Clewton, Petterson Dantas, Rafael Oliveira, produzidos entre 2012 e 2017, mostrando, principalmente, imagens do Rio Grande do Norte.

Além de 40 desenhos e aquarelas, serão expostos vídeos e os sketchbooks dos arquitetos. A exposição explora os princípios do urban sketching e relaciona “viagem”, “memória” e “arquitetura” à prática do desenho.

A exposição acontece na Galeria Sesc da unidade Cidade Alta no próximo dia 10 de maio, com vernissage às 19h30. A mostra fica em cartaz até dia 7 de junho, das 9h às 19h. A entrada é gratuita.

Além dos 40 trabalhos, o visitante irá conferir uma instalação logo na entrada da exposição. A proposta é revelar as belezas, memórias das cidades potiguares e outras tantas do país.

Sobre a Galeria Sesc

Em sua terceira edição, o projeto Galeria Sesc selecionou seis trabalhos de artistas potiguares para exposições no Sesc Cidade Alta, unidade localizada em Natal.

Foram escolhidos para expor este ano entre março e dezembro: “Pelo Pescoço”, de Daniel Torres; “Olhar mais atento”, do coletivo Urban Sketchers Natal; “Refugo”, de Elisa Elsie; “Caixa de lápis”, de Assis Costa; “Arremedos”, de Natã Ferreira; e “Duna: a busca de um si a que pertencer”, de Mariana do Vale.

Cada selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 2.300 brutos. E além do cachê, o Sesc disponibiliza recursos técnicos e financeiros para a produção das exposições, assessoria em arte-educação e mediação cultural, totalizando R$ 48 mil investidos.

A Galeria Sesc é o único espaço cultural de Natal que conta com mediadores em arte visuais durante o período das exposições. São quatro mediadores que desenvolvem o papel de elo entre o público visitante e as obras de artes. Além de contextualizar o expectador sobre a exposição, o profissional desenvolve ações de arte- educação com o público, incluindo grupos escolares.

Serviço:

O quê? Exposição “Olhar mais Atento” Galeria Sesc
Vernissage? 10 de maio, às 19h30
Período da exposição? De 11 de maio a 07 de junho, das 9h às 19h (exceto finais de semana e feriados)
Onde? Sesc Cidade Alta (Rua Coronel Bezerra, 33, Cidade Alta)
ENTRADA GRATUITA

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *