SPVA celebra 21 anos e projeta sua oitava antologia poética

Em 12 de junho de 1997, coincidentemente no Dia dos Namorados, um grupo de intelectuais, artistas, jornalistas e ativistas dos movimentos sociais e culturais da Cidade do Natal, liderados pelo jornalista Paulo Augusto, fundaram a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA/RN).

Segundo Ata de fundação, nesse grupo constavam 17 nomes. Os objetivos, idealizados coletivamente, eram muitos, mas os primordiais eram reunir numa confraria os amantes e afins da literatura poética e das artes nas mais diversas vertentes. E deu certo! Hoje, a SPVA/RN prepara-se para comemorar seus 21 anos de muita determinação e luta em prol da produção, promoção e disseminação da literatura – em especial a poética – e das artes do Estado potiguar.

Em 21 anos de atuação, a SPVA/RN desenvolveu projetos diversificados. Dentre todos, consideramos o projeto Poetas na Escola como sendo um dos mais importantes, até mesmo porque tem atuado, sistematicamente, desde a sua concepção, há mais de 10 anos. Seguem-se a ele outros projetos relevantes como: Encontro Lítero-Musical, Debate Literário Virtual, Poeta do Mês e Exposição de Fotopoemas – Itinerante, criados na primeira gestão da atual Presidente da instituição, Ozany Gomes, reeleita em 2017.

Durante esses 21 anos, a SPVA/RN também fez algumas publicações de antologias poéticas de forma independente, até criar a Editora SPVA/RN em 2010, na gestão de Geralda Efigênia. Estão contabilizadas oito antologias, produzidas da seguinte forma: seis antologias organizadas por Jania Souza, sendo cinco financiadas pelos associados e a sexta pelo Fundo de Incentivo à Cultura – FIC, promovido pela Fundação Capitania das Artes e publicado por nossa editora. E ainda duas antologias organizadas por Ozany Gomes, sendo uma financiada também pelo FIC e editada pela Editora CJA.

ANTOLOGIA POÉTICA LUA CHEIA

Finalmente, a mais recente é a Antologia Poética Lua Cheia, editada pela Editora SPVA/RN, com recursos dos associados e lançamento agendado para o próximo 30 de junho, no Espaço Luz, localizado na Avenida Presidente Café Filho, 197, Praia dos Artistas, Natal/RN, às 18 horas.

Essa oitava obra literária produzida pela SPVA/RN publica uma gama variada de poetas, dos âmbitos local, nacional e internacional. Do Rio Grande do Norte, reúne poetas de Natal, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, João Câmara, Currais Novos, Pedro Avelino, Jardim de Piranhas, Mossoró, Lagoa Nova e Patu. De outros estados, contempla poetas da Paraíba, de Pernambuco, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul. Para coroar a amplitude do leque poético, a antologia reveste-se de uma dimensão internacional ao dar vez a poetas de países como Cuba, Moçambique, África e Portugal.

Por tudo isso, e considerando-se também o que a SPVA/RN já fez e faz pela cultura no RN, o lançamento da Antologia Poética Lua Cheia será, sem sombra de dúvidas, um marco na história do fazer poético em Natal e no Rio Grande do Norte, o qual é estendido para além das nossas fronteiras, num processo de dignificação e valorização dos poetas e da cultura potiguar.

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *