Vai ter chorinho no Som da Mata deste domingo

O Regional Choro da Terra se apresenta no Som da Mata deste domingo (13), Anfiteatro do Parque das Dunas em Natal. O evento, aberto ao público, começa às 16h30 e reúne grandes sucessos do choro, popularmente conhecido como chorinho, originado nos subúrbios cariocas ainda no século 19.

Com um repertório totalmente dedicado ao gênero tipicamente brasileiro, o grupo homenageará grandes compositores da música popular instrumental, como: Joaquim Calado, Chiquinha Gonzaga, Pinxinguinha e outros.

Executado pelos músicos Anchieta Menezes, Jonathas Marques, Alysson Freire, David Silva e Joedson, o Regional constrói seu ritmo usando violão de sete cordas, pandeiro, cavaquinho, clarinete e saxofone, e por onde passa divulga, além do Choro, estilos como Polca, Maxixe e Valsa.

Em todas as edições, o Som da Mata costuma reunir centenas de pessoas entre jovens, idosos e famílias inteiras, em um ambiente no qual a alegria é o componente principal.

O Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da Unimed Natal, CEI Romualdo Galvão, e Intercity Hotels, além do apoio do Governo do Estado através do Idema que cede o espaço onde acontece o evento.

O NOME CHORINHO

Dentre as versões conhecidas para a origem da palavra Choro, uma diz respeito que o termo surgiu de uma fusão entre “choro”, do verbo chorar, e “chorus”, que em latim significa “coro”. Para Lúcio Rangel e José Ramos Tinhorão, a expressão choro pode derivar da maneira chorosa de se tocar as músicas estrangeiras no final do século 19.

Já Ari Vasconcelos vê a palavra choro como uma corruptela de choromeleiros, corporações de músicos que tiveram atuação importante no período colonial brasileiro. Os choromeleiros não executavam apenas a charamela, mas outros instrumentos de sopro. O termo passou a designar, popularmente qualquer conjunto instrumental.

Já nosso Câmara Cascudo arrisca que o termo pode também derivar de “xolo”, um tipo de baile que reunia os escravos das fazendas das, expressão que, por confusão com a parônima portuguesa, passou a ser conhecida como “xoro” e finalmente, na cidade, a expressão começou a ser grafada com “ch”.

SERVIÇO

Show: Regional Choro da Terra
Local: Anfiteatro Pau-brasil | Parque das Dunas
End: Av. Alexandrino de Alencar, s/nº – Tirol
Dia: 13 de maio (domingo)
Hora: 16h30
Acesso ao Parque: R$ 1,00 (um real) – O espetáculo é gratuito!
Fone: 3201 3985


FOTO> Tiago Lima

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *