Sinfônica da UFRN fará dois concertos no sábado e isso diz muita coisa


O trabalho de formação de plateia travado pela Orquestra Sinfônica da UFRN durante anos mostra resultado. O pensamento primeiro é o do público formado por alunos da Escola de Música da universidade, pela facilidade de acesso, de informação dos concertos e, claro, pelo interesse intrínseco.

Mas não. Pela insistência, pela beleza e singularidade das apresentações, o chamado “público geral” tem ido cada vez mais. Tanto que o segundo concerto oficial da Temporada 2017 acontecerá, pela primeira vez, em duas sessões, justo para atender à demanda crescente. E será neste sábado, às 18h e também às 20h.

E essa labuta vai além dos concertos oficiais de fins de semana da Orquestra. Há inúmeros projetos de extensão e festivais de música promovidos ao longo do ano. Em janeiro tivemos o Glomus 2017, sucesso total. Essa semana tem início o Festival Mário Tavares, para citar apenas alguns.

O maestro André Muniz explica que a Sinfônica da UFRN vem se firmando como um dos principais conjuntos orquestrais do Nordeste. “Devido a este trabalho intenso de busca pela excelência, a Sinfônica da UFRN hoje é um patrimônio musical do Rio Grande do Norte”.

André comenta ainda essa questão crescente do público. “Tem aumentado de forma expressiva, mas nossa sala de concerto é a mesma de quando começamos. Por isso, tivemos que realizar no primeiro concerto do ano com duas sessões em cima da hora. Agora o concerto passa a ser oficialmente em duas sessões planejadas por nossa equipe de produção”, afirma.

Além da novidade de duas sessões, o público terá a comodidade de retirar os ingressos antecipadamente. A distribuição começa na sexta-feira (18), às 08h, na “Coordenação de Eventos” da Escola de Música da UFRN. Cada pessoa pode receber até duas senhas.

SOBRE O CONCERTO

O segundo concerto traz duas obras de alto nível orquestral. “Os Sinos de Zlonice” do compositor Tcheco Antonín Dvorák e a obra “O Pássaro de Fogo” de Igor Stravinsky. O “Pássaro de Fogo” é de 1910 e inspira-se numa lenda russa adaptada para o balé por Michel Fokine (1880 – 1942). O enredo da lenda conta a história de Ivan, o herói que durante um passeio noturno num bosque pertencente ao reino mágico de Katschei, O Imortal, e que encontra o pássaro de fogo, criatura de grande poderio mágico.

A ORQUESTRA

É constituída por alunos dos cursos técnico, graduação e de pós-graduação da Escola de Música da UFRN. Está sob a direção do maestro André Muniz. A Orquestra Sinfônica da UFRN começa as atividades no ano de 2009 e vem firmando-se com um dos principais ensembles orquestrais do Nordeste e uma das mais atuantes do Rio Grande do Norte.

O grupo recebeu importantes premiações, como o “Prêmio Hangar” de Melhor Espetáculo do Ano de 2011 e também o “Troféu Cultura” de Melhor Show do Ano de 2012. Teve participações em renomados festivais de música do Brasil: Mostra de Música Internacional de Olinda (MIMO) e SESC-SP em parceria sinfônica com a Orquestra de Heliópolis.

A OSUFRN recebeu mais de 18 solistas de vários lugares do mundo, entre eles: Martin Ostertag (violoncelo), Italo Balbini (violoncelo), Fany Solter (piano)e Stefano Algieri (tenor). Foi a primeira orquestra universitária do país a fazer turnê pela Europa (2015). Hoje é grupo permanente da UFRN.

Serviço

“Temporada 2017 da OSUFRN”
Data: 20 de maio, sábado.
Horário: 18h e 20h
Local: Escola de Música da UFRN
Entrada: Gratuita. Retirada a partir do dia 18/05, às 08h, “Coordenação de Eventos” da Escola de Música da UFRN
Palestra Pré-Concerto: 17h e 19h, Auditório Onofre Lopes.

sergiovilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

CONFIRA TAMBÉM

COMENTE

Receba nossas melhores notícias por e-mail

FACEBOOK

Instagram

Homenagem ao Casarão de Poesia agorinha no @Bardallos, pelo Insurgências Poéticas. Nossa @creativecamiseta presente. Rolou até uma garoa para um clima mais aconchegante. Daqui a pouco a poética currais-novense de Iara Carvalho e Wescley Gama. Salve os 10 anos do Casarão! #poesiapotiguar
Clube do Samba Potiguar rolando no Mercado de Petrópolis. Projeto massa capitaneado por Andiara Freitas. Resgate da fina flor dos sambistas potiguares e incentivo à música autoral. #sambapotiguar #musicapotiguar
Espetáculo Gonzagando, pela Companhia de Dança da TAM, dirigido por Wabie Rose, no Arraia da Meninada, Cidade da Criança. Belíssimo! #culturapotiguar
Com o magro Tacito Costa para prestigiar o show de Sami Tarik no @bardallos. Começa às 21h. Só chegar. #musicapotiguar
Se você acha shows instrumentais tediosos eis o cara para desmistificar esse conceito. @sergiogroove não é só um gênio do contrabaixo, ele traz ao palco carisma, versatilidade para agradar gregos, troianos e atenienses, e o mais importante: divertimento. Ele diverte a plateia, seja com seu baixo, com seus joguetes vocais ou sua performance. E adivinha? Ele estará neste domingo no #somdamata acompanhado de uma seleção de músicos. Imperdível! #culturapotiguar #culturadorn #musicapotiguar
Em breve as estampas mais iradas do mercado, em camisas de excelente qualidade e o menor preço. Quer mais? Pois tem. Frete grátis para Natal! Sigam @cretivecamiseta e fiquem por dentro das novidades. #camisetasestampadas #culturapop #estampascriativas