Semana de Museus em Natal terá oficinas, poesia e shows gratuitos

A partir desta segunda-feira é celebrada em todo o Brasil a Semana Nacional de Museus. Em Natal, o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal, estará com extensa programação até a sexta-feira (18), com visitas mediadas, palestras, oficinas de introdução à xilogravura, cordel, poesia, shows e muito mais.

Inaugurado em 2008, o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão possui acervo de aproximadamente 1500 peças de 400 artistas populares potiguares, com pesquisa de mestres das nossas tradições no intuito de preservar a memória, danças, folguedos; cultos; crenças religiosas; tradições folclóricas; brincadeiras; arte e artesanato.

Durante a 16° Semana de Museus serão abordados os temas “Museus Hiperconectados: Novas Abordagens, novos públicos”. O espaço que fica localizado na Praça Augusto Severo, Ribeira, terá diárias das 8h às 17h. Irão participar também oficineiros potiguares de diversas áreas, com entrada franca ao público e acompanhamento de especialistas, além do agendamento para escolas interessadas.

A Semana Nacional de Museus é promovida pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus – e reúne nesta edição 1.130 museus de todo o país, que oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

Em Natal, toda a programação está a cargo da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte), com entrada franca. Eis a programação:

16° SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Segunda-feira 14/05/2018

Visita Mediada ao acervo do Museu
Horário: 8h às 12h e de 13h às 17h
9h às 10h
ABERTURA: Teatro de Bonecos /João Redondo, com Genildo Mateus, brincante, bonequeiro e arte-educador, com uma apresentação da linha do tempo histórica do teatro de bonecos João redondo.
15h às 17h
OFICINA – Stencil em Camisetas com o tema da Cultura popular do RN, com o artista plástico Jared Jr.

Terça-feira 15/05/2018

Visita Mediada ao acervo do Museu
Horário: 8h às 12h e de 13h às 17h com materiais reciclados.
9h às 10h
OFICINA – Introdução à xilogravura com a artista plástica Leticia Paregas que traz uma introdução básica como também a prática da gravura através de impressões com materiais reciclados.
13h às 14h
PALESTRA e OFICINA – Introdução à arte e a poesia do Cordel com o cordelista Nando Poeta.

Quarta-feira 16/05/2018

Visita Mediada ao acervo do Museu
Horário:8h às 12h e de 13h às 17h com materiais reciclados.
9h às 10h
APRESENTAÇÃO – Teatro de Bonecos /João Redondo, com Genildo Mateus, brincante, bonequeiro e arte-educador, com uma apresentação da linha do tempo histórica do teatro de bonecos João redondo.
13h às 14h
OFICINA – Introdução à xilogravura com a artista plástica Letícia Paregas com introdução básica e também a prática da gravura através de impressões com materiais reciclados.
14h às 15h
OFICINA – Biscuit Artesanal com o artista plástico Jared Jr. ensinando aos visitantes a fazer biscuit caseiro com o tema: A cultura popular do RN.

Quinta Feira 17/05/2018

Visita Mediada ao acervo do Museu
Horário: 8h às 12h e de 13h às 17h
9h10 às 10h
OFICINA – Introdução à xilogravura com a artista plástica Letícia Paregas com introdução básica e também a prática da gravura através de impressões com materiais reciclados.
10h às 11h
RODA DE CONVERSA – Arte Näif do RN, com arte educador Genildo Mateus.
13h às 14h PALESTRA e OFICINA- Introdução à arte e a poesia do Cordel com o cordelista Nando Poeta.
16h às 17h AÇÂO – Saiba mais com Larissa Bianca, guia de turismo e produtora cultural, que estará fazendo a ação turística na Praça Augusto Severo.

Sexta-feira 18/05/2018

Visita Mediada ao acervo do Museu
Horário:8h às 12h e de 13h às 17h
16h às 17h
APRESENTAÇÃO – Encerramento da Semana no Museu Djalma Maranhão com o grupo musical Fuxico de feira com repertório de baião, xote, coco, ciranda e forró.

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *