Tudo sobre a exposição de 300 obras do Salão Dorian Gray e a revista Nós do RN


As mais diversas linguagens visuais produzidas no Rio Grande do Norte estarão reunidas no II Salão Dorian Gray de Artes Visuais, a partir de 15 de junho, às 18h, no Fórum das Artes, em Mossoró, que nesta edição homenageia os 90 anos da resistência da cidade ao ataque do bando de Lampião.

A solenidade de abertura será marcada pelo lançamento da edição especial da revista “Nós do RN”, produzida pelo Governo do Estado, que analisa as artes visuais potiguares e exibe o catálogo com as obras participantes do salão.

Sociedade Amigos da Pinacoteca

A grande exposição coletiva é promovida pela Sociedade Amigos da Pinacoteca (SAP), entidade sem fins lucrativos, que abriu seleção às obras de arte para exposição e venda, nas categorias desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, arte digital, imagem em movimento e performance. Na vernissage haverá premiação aos melhores trabalhos do Salão.

A SAP é uma instituição civil e comunitária que dá sustentabilidade às ações da Pinacoteca do Estado. Fundada há cerca de três anos, tem trabalhado conjuntamente com o Governo do Estado na promoção de eventos culturais e de exposições artísticas, apoiando com seu trabalho as ações culturais desenvolvidas nas artes plásticas pela Fundação José Augusto.

Um total de 150 artistas norte-rio-grandenses foram selecionados para apresentarem cerca de 300 obras que estarão à disposição do público.

A exposição segue na capital do Oeste até 15 de setembro e tem o apoio do Governo do Estado, Tribunal de Justiça, que cedeu a Fórum das Artes; a UERN, responsável por mesas redondas e cerimônia; Prefeitura de Mossoró e Câmara Municipal de Mossoró, que organizaram a recepção do evento; e o deputado federal Beto Rosado, que ofereceu o Prêmio-Aquisição para dez obras de arte no valor individual de R$ 700.

O Salão estará aberto ao público às terças e quartas, de 8 às 17h, e de quinta a domingo até as 20h.

Cangaço Vira Arte

O II Salão Dorian Gray de Arte Potiguar faz um panorama amplo das artes visuais no Rio Grande do Norte. Mesmo obedecendo a uma temática única: Cangaço, fluiu para transbordar em criatividade de artistas que não se prendem a um tema, dentro das peculiaridades do estilo.

O Cangaço passeia pelos estilos e mostra uma maravilhosa diversidade de visões da criatividade dos artistas participantes que fazem dos cangaceiros um jogo visual que abstém do vandalismo, da marginalidade e os transforma em meninos brincando de vida.

“O Salão está aberto ao público para comercialização das obras diretamente entre o autor e o interessado. “O artista potiguar merece esse espaço e essa valorização do seu trabalho. Ficamos muito satisfeitos com o resultado do primeiro salão realizado em 2016 na Pinacoteca do Estado, em Natal. Agora o público mossoroense também sentirá o mesmo”, afirma Isaura Rosado, diretora geral da FJA e idealizadora da SAP.

“Recebemos muito material do interior do Estado. Isso prova que a arte está além fronteiras das grandes cidades e que é realmente uma linguagem universal”, disse o presidente da Sociedade Amigos da Pinacoteca, Iaperi Araújo.

Nos do RN e o Estado da Arte

Um dos pontos altos da cerimônia de abertura será o lançamento da edição especial da Revista “Nos do RN”, que abre espaço para as artes visuais do RN e exibe o catálogo das obras participantes do Salão.

Em 44 páginas são apresentados, ensaios, artigos e críticas sobre temas que tratam o “estado da arte” potiguar em seus vários estilos e aspectos. Os textos são assinados por colaboradores especializados como o marchand Antônio Marques, o advogado Armando Holanda, o cineasta Augusto Lula, os jornalistas Cid Augusto e Sérgio Vilar, os artistas visuais Iaperi Araújo e Sayonara Pinheiro, e os professores Márcio de Lima Dantas, Everardo Ramos e Tatyana Mabel e Isaura Rosado.

Investimentos na Cultura

Em texto assinado na revista, o governador Robinson Faria destaca o investimento de R$ 36 milhões destinados aos principais equipamentos culturais do Estado e as tratativas de retorno da Fortaleza dos Reis Magos à administração do RN.

Temas importantes voltados ás artes visuais como artes gráficas, cinema, jornalismo cultural, instalações, arte popular, coleção de arte, e história do acevo do RN estão destacados na edição.

A revista foi produzida através da gestão da diretora geral do Departamento Estadual de Imprensa (DEI), Suzy Noronha e apoio da secretária de Comunicação Social do RN, Juliska Azevedo. Teve a edição dos jornalistas José de Paiva Rebouças e Moisés de Lima e diagramação de Thalles Florêncio e Thelmo Felipe.

Celebração aos heróis da resistência

A solenidade de abertura do II Salão Dorian Gray ocorre dentro das celebrações dos 90 anos de resistência do povo mossoroense ao ataque do bando de Lampião. Promovido por entidades como a Sociedade Brasileira do Cangaço (SBEC) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A programação segue até dia 20 de junho com vários eventos que serão realizados no Fórum das Artes.

As atividades têm início no dia 9 a partir das 9h com a realização do Júri Simulado do Cangaceiro Jararaca, com a participação do juiz Bruno Valério e dos advogados Diógenes da Cunha Lima e Honório Medeiros.

O julgamento simulado, coordenado pelo presidente da SBEC, Benedito Vasconcelos, terá um conselho sentença e será aberto ao público que terá ingresso com apresentação de um quilo de alimento não perecível.

No dia 12 às 8h, está marcada uma capacitação de guias para apresentarem o Salão Dorian Gray às escolas e público em geral durante o período da exposição.

Dia 13 às 16h, ocorre a conferência “O Subjetivismo da Realidade na Tela: a Marca de Lampião e seu Caminho para Mossoró”, a cargo de Silvio Coutinho, diretor do documentário “Chapéu Estrelado”, que narra a presença de Lampião no RN em 1927.

“Chapéu Estrelado” foi realizado em maio de 2016 na região Oeste do RN, Ceará e Paraíba com registro de depoimentos de familiares dos moradores da região que testemunharam a passagem dos cangaceiros de Lampião em 1927. A filmagem começou em Aurora no Ceará onde Lampião encontrou-se com Massilom para juntos tramarem o assalto a Mossoró.

Revista Oeste visita guiada

Ainda no dia 13, a partir das 19h, será realizada a sessão solene da SBEC em homenagem aos heróis da resistência com o lançamento da Revista Oeste, do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP); a apresentação da súmula do júri de Jararaca e um debate sobre a produção do documentário “80 Anos da Morte de Lampião”, de Aderbal Nogueira. Na oportunidade haverá a premiação do II Salão Dorian Gray de Arte Potiguar.

No dia 14, a programação segue a partir das 8h com a visita guiada com arte educadores coordenada pela professora Geruza Câmara, destinada a escolas municipais e particulares. Às 10h está programada a roda de conversa “Artes Visuais: Ato Criativo”, entre os artistas Clarissa Torres, Vicente Vitoriano, Nôra Aires, Pacífico Medeiros, Alcivan Marcelo e Dione Caldas, seguida pela apresentação artística do grupo Xaxado, do Programa Mais Educação.

Encerrando as comemorações no dia 20 será realizada a mesa redonda “Mossoró Celebra os 90 Anos de Resistência”, com a participação dos pesquisadores Márcio de Lima Falcão, Lemuel Rodrigues e Francisco Linhares Neto. A promoção do debate é do Departamento de História da UERN, através da Pro-reitoria de Extensão.

Redacao

Obrigado pela visita!

CONFIRA TAMBÉM

COMENTE

Receba nossas melhores notícias por e-mail

FACEBOOK

Instagram

Espetáculo Gonzagando, pela Companhia de Dança da TAM, dirigido por Wabie Rose, no Arraia da Meninada, Cidade da Criança. Belíssimo! #culturapotiguar
Com o magro Tacito Costa para prestigiar o show de Sami Tarik no @bardallos. Começa às 21h. Só chegar. #musicapotiguar
Se você acha shows instrumentais tediosos eis o cara para desmistificar esse conceito. @sergiogroove não é só um gênio do contrabaixo, ele traz ao palco carisma, versatilidade para agradar gregos, troianos e atenienses, e o mais importante: divertimento. Ele diverte a plateia, seja com seu baixo, com seus joguetes vocais ou sua performance. E adivinha? Ele estará neste domingo no #somdamata acompanhado de uma seleção de músicos. Imperdível! #culturapotiguar #culturadorn #musicapotiguar
Em breve as estampas mais iradas do mercado, em camisas de excelente qualidade e o menor preço. Quer mais? Pois tem. Frete grátis para Natal! Sigam @cretivecamiseta e fiquem por dentro das novidades. #camisetasestampadas #culturapop #estampascriativas
Mirabô passando o som com o luxuoso acompanhamento de Rose Flor Caete. Início dos shows em instantes na Pinacoteca. Sami Tarik abre os trabalhos. Primeira edição do Mostra de Música Sete e Meia! #musicapotiguar
Fabio Rocha, vulgo @zecaxanga, é nosso Forrest Gump da música potiguar. E ele vai reunir oito bandas num festival no Ateliê Bar, próximo sábado. Baile imperdível e por isso tem textinho no nosso Papo Cultura sobre o evento e sobre os 18 anos de labuta desse cara. Merece! #musicapotiguar