Regionalismo, cirandas e MPB com Naldinho Freire hoje no Bardallos

Em circulação pelo Nordeste nas cidades de Recife, João Pessoa, Maceió, e Parnamirim (Pium), nessa segunda (23) será a vez de Natal receber o músico-educador, compositor e pesquisador paraibano radicado em Belém/PA, Naldinho Freire, com o concerto “sem chumbo nos pés”, seu novo projeto musical intitulado a partir da canção “Pássaros”. parceria com Pedro Osmar do grupo Jaguaribe Carne, que propõe um diálogo entre a canção e a música eletrônica.

Após o show no Porão das Artes, em Pium, a segunda apresentação de Naldinho Freire no Estado potiguar acontece hoje no Bardallos Comida e Arte (Cidade Alta), a partir das 19h. com produção local de Jamilly Mendonça e participações especiais dos cantores e compositores potiguares Yrahn Barreto e Antônio Ronaldo.

Foto: Inês Silveira

A cantora, compositora e produtora cultural Andiara Freitas, dá seu depoimento sobre o show do cantor no Porão das Artes: “O repertório envolveu a plateia com a diversidade de gêneros. Naldinho Freire fez intervenções enriquecedoras durante a apresentação. Nelas, ele contou sobre o processo criativo de algumas obras, além de situá-las temporalmente de onde foram extraídas. Sua dinâmica proporcionou uma noite agradável com uma bela participação da flautista Andrea Silveira e a formação de uma roda de ciranda que foi dançada por mais da metade da plateia”.

E conclui: “Essa apresentação e seus desdobramentos são, sem dúvida, uma importante obra da música brasileira. Ela está sendo concebida com muito bom gosto e dedicação e deve orgulhar e inspirar todos que apreciam música e aos que a escolheram como ofício”.

No final de 2016, o conjunto da obra de Naldinho Freire foi apresentado à produtora cultural paraense Inês Silveira, que realizou uma curadoria e sugeriu canções que ora fazem parte do projeto que está em circulação, experimentação e em fase de produção fonográfica.

O repertório de canções que compõem o “sem chumbo nos pés” tem a participação da musicista paraense Beá Santos, que também assina a produção musical e proporciona uma viagem pela poesia e pelas formas musicais adotadas pelo duo. “Biruta” – Naldinho Freire e Lau Siqueira, “Surreal” – Naldinho Freire/ Kelcy Ferreira, Pretty Down – Mario Lucio, entre outras, propõem um diálogo entre as artes, seus fazedores e o público que também é partícipe do espetáculo.

SERVIÇO

Naldinho Freire Concerto “sem chumbo nos pés”
Local: Bardallos Comida e Arte
Rua Gonçalves Lêdo, 678 Cidade Alta Natal RN
23/10 (Segunda), 19hs
Entrada: R$10

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *