8 CURTINHAS: Projetos captados para 2017, textos no Substantivo Plural, Kukukaya…


PROJETOS CULTURAIS CAPTADOS

O Grupo Vila anunciou o patrocínio de três projetos culturais do Rio Grande do Norte para 2017, sendo dois novos projetos: a programação em homenagem aos 80 anos de nascimento do cantor Elino Julião, previsto para junho; e ainda o lançamento do livro e exposição “Quando a pele incendeia a memória”, sobre a obra do fotógrafo caicoense José Ezelino, idealizado pela professora Ângela Almeida e previsto para setembro. Além dessas novidades, o Morada da Paz segue, já há dois anos, com o patrocínio do projeto Quartas Clássicas, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

TEXTOS NO SUBSTANTIVO PLURAL

Infelizmente um erro acidental transferiu mais de 6500 textos meus publicados no Substantivo Plural para o nome de Conrado Carlos. Erro aparentemente irreversível. Uma lástima. Estavam ali armazenados também os do meu antigo Diário do Tempo. Ou seja: dez anos de produção. Repito, erro acidental, sem intenção. Então não carece apontar culpados. Me resta só o lamento e o trabalho de formiguinha de reverter um por um. Quando lembro de algum texto peço à galera e eles alteram para meu nome. Claro, vou conseguir recordar 1% do total. Já não bastasse o Diário de Natal sumir com meus textos da net, e nisso foram mais nove anos de jornalismo, ganhei essa notícia de presente. Fueda.

REVISTA KUKUKAYA

E falar em textos meus, mais uma edição da Revista Kukukaya está no ar. Robusta, com artigos excelentes, crônicas, ensaios, e uma ruma de articulista, intelectual e jornalista no meio. E lá estou eu com o artigo que fiz, intitulado ’14 fatos que unem Natal e Portugal – Uma comparação galada’. Agradeço mais uma vez a Thiago Gonzaga pelo espaço. São mais de 100 páginas de puro deleite. Quem quiser ler todinha, precisa nem pedir licença. Só clicar AQUI.

LÍVIO OLIVEIRA

O poeta Livio Oliveira tomará posse como imortal da Academia Norte-Rio-grandense de Letras nesta sexta-feira. Ocupará a cadeira 15 na sucessão do jurista Francisco Fausto Paula de Medeiros. Merece demais e tomara que incorpore aura de renovação que a ANL tem passado. A saudação da posse será feita pelo colunista deste site, Manoel Onofre Jr. a partir das 20h. Mas olha, além de Manoel, os colunistas deste Papo Cultura estão totalmente aptos a ocupar uma cadeira na ANL. Orgulho do pequeno time formado até o momento, também do resultado e do trabalho realizado neste primeiro mês do site.

INCENTIVO À LEITURA

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte retoma atividades voltadas ao incentivo à leitura, com o ator e poeta Josivan Alves e seus projetos de contação de história dos personagens “O Pequeno Príncipe”; “João, o contador de histórias” e “Tistu Pensa Verde”, todos com foco na educação ambiental. Neste sábado (11) a partir das 16h, no Memorial Natal do Parque da Cidade, Josivan Alves fará releitura da obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Além disso, todo mês será escolhido um escritor potiguar que tenha contribuído para o engrandecimento da cidade. Outro ponto marcante nesta nova fase é o Clube de Leitura d´O Pequeno Príncipe, com troca de livros. Agora ele foi ampliado com novos títulos e todas as atividades voltadas ao incentivo à leitura serão feitos dentro do Clube de Leitura.

CORDEL GEOPARQUE

O artista e poeta curraisnovense Adriano Santori, presenteou o Geoparque Seridó com um maravilhoso cordel que conta de forma original e própria do sertão a história de formação desse sítio – um projeto maravilhoso de valorização da riqueza arqueológica e geológica do Seridó e também de oportunidade de emprego e renda ao nativo. O Cordel será lançado oficialmente nesta sexta na 30ª Reunião do Polo Seridó, presidida pela secretaria estadual de Turismo, a ser realizada em Caicó. O Cordel foi a forma lúdica encontrada de popularizar o conhecimento acerca do Geoparque Seridó. Se quiser dar uma olhada, clique AQUI.

ESPETÁCULO VIOLETAS

O espetáculo Violetas, com Mayra Montenegro retorna temporada em Natal no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, às 20h. Violetas é fruto da pesquisa ‘Memória da Voz’, realizada pela atriz Mayra Montenegro, com direção de Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro) e assistência de direção de Eleonora Montenegro. O espetáculo busca dar voz às mulheres, às guerreiras anônimas, sonhadoras solitárias, que dedicaram suas vidas aos filhos e maridos e não puderam realizar sonhos outros. O fio condutor é a história da avó de Mayra, dona Wilma, que com o seu exemplo de vida e amorosidade, inspira toda a pesquisa. Como remendar a própria alma? Violetas é uma reflexão, uma memória de esperança, de amor e lealdade, buscando um movimento que ajude mulheres a passarem de vítimas à autoria de si mesmas. Ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia). Informações: (84) 3232-5307 ou (84) 99100-5352.

HISTÓRICA REDINHA

O professor e historiador Luciano Capistrano está organizando um Circuito Histórico na Redinha. A ideia é abrir diálogo sobre o Patrimônio Cultural daquela praia. A data ainda será confirmada e deve ficar restrita aos dias 26 de março ou dia 2 de abril. Ainda hoje o professor publica a página deste evento oportuno. Aliás, qualquer projeto que viste discutir a situação da Redinha sob todos os aspectos é válida. A praia bonita é sempre carente, cansada de tantos séculos de desleixo.

sergiovilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

CONFIRA TAMBÉM

COMENTE

Receba nossas melhores notícias por e-mail

FACEBOOK

Instagram

Espetáculo Gonzagando, pela Companhia de Dança da TAM, dirigido por Wabie Rose, no Arraia da Meninada, Cidade da Criança. Belíssimo! #culturapotiguar
Com o magro Tacito Costa para prestigiar o show de Sami Tarik no @bardallos. Começa às 21h. Só chegar. #musicapotiguar
Se você acha shows instrumentais tediosos eis o cara para desmistificar esse conceito. @sergiogroove não é só um gênio do contrabaixo, ele traz ao palco carisma, versatilidade para agradar gregos, troianos e atenienses, e o mais importante: divertimento. Ele diverte a plateia, seja com seu baixo, com seus joguetes vocais ou sua performance. E adivinha? Ele estará neste domingo no #somdamata acompanhado de uma seleção de músicos. Imperdível! #culturapotiguar #culturadorn #musicapotiguar
Em breve as estampas mais iradas do mercado, em camisas de excelente qualidade e o menor preço. Quer mais? Pois tem. Frete grátis para Natal! Sigam @cretivecamiseta e fiquem por dentro das novidades. #camisetasestampadas #culturapop #estampascriativas
Mirabô passando o som com o luxuoso acompanhamento de Rose Flor Caete. Início dos shows em instantes na Pinacoteca. Sami Tarik abre os trabalhos. Primeira edição do Mostra de Música Sete e Meia! #musicapotiguar
Fabio Rocha, vulgo @zecaxanga, é nosso Forrest Gump da música potiguar. E ele vai reunir oito bandas num festival no Ateliê Bar, próximo sábado. Baile imperdível e por isso tem textinho no nosso Papo Cultura sobre o evento e sobre os 18 anos de labuta desse cara. Merece! #musicapotiguar