Passo da Pátria ganha mini anfiteatro ecológico

Novo espaço cultural é mais uma iniciativa da temporada 2017/2018 do projeto INarteurbana, que desde o ano passado realiza atividades culturais no bairro da Zona Leste de Natal.

Os moradores do Passo da Pátria, bairro localizado na Zona Leste de Natal, vão ganhar um mini anfiteatro ecológico feito inteiramente em bamboo e “superadobe”, como se chama a técnica de erguer pequenas construções a partir de sacos de polipropileno preenchidos com solo argiloso e moldados de acordo com o que se deseja.

A realização do espaço já começou e está sendo articulada por colaboradores do projeto INarteurbana, em parceria com os próprios moradores da região que vão ganhar não apenas um mini anfiteatro, como também a revitalização da praça com a instalação de uma horta comunitária e bancos de convivência.

“A praça será um espaço ainda mais construtivo e eco responsável porque será um local 100% colaborativo e administrado pelos próprios moradores, que vão cultivar as plantinhas da horta e decidir a programação do minianfiteatro”, explica Agathae Montecinos, presidente da Pixo, uma das associações culturais responsáveis pelo projeto.

Vale lembrar que uma chamada para simpatizantes de permacultura e de construções eco-responsáveis que desejem colaborar com o projeto ainda está aberta. Para participar basta enviar contato e disponibilidade para o e-mail inarteurbana@gmail.com

ABERTURA NO DIA 1 DE SETEMBRO

Durante o mês de agosto, o INarteurbana vai promover uma série de vivências no bairro, aproximando jovens e crianças das mais diversas linguagens de street art. Os oficineiros/residentes foram selecionados mediante uma chamada pública aberta para o Brasil inteiro e começam suas ações a partir do dia 15 de agosto.

A abertura da edição 2017/2018 e a consequente finalização dos trabalhos artísticos que serão desenvolvidos ao longo destas semanas ocorre no dia 1 de setembro às 15h, na Pinacoteca Potiguar (Palácio da Cultura), quando também será realizada a abertura da exposição desta edição com trabalhos dos artistas selecionados mediante chamada pública, e também de outros convidados exclusivamente pela curadoria do projeto.

A festa de lançamento vai reunir uma retrospectiva das ações do INarteurbana durante este ano de permanência no Passo da Pátria, e também projeção de filme de arte urbana, mesas redondas, feira mix, DJs e batalhas de graffiti.

O QUE É O INARTEURBANA?

Criado em 2015, o INarteurbana é um projeto sociocultural de ativação des espaços públicos por meio de ações artísticas desenvolvido na comunidade do Paço da Pátria.

A iniciativa é uma realização da Casa Vermelha em parceira com a associação franco-brasileira Pixo, e conta com o apoio do Espaço ViraMundo; Escola Municipal Murici Gomes; Rádio comunitária do Passo; Grupo de idosos; ADIC; Governo do Estado do Rio Grande do Norte; Fundação José Augusto; Pinacoteca Potiguar; Sherwin Williams; Fondação Air France; Aliança Francesa de Natal; Consulado Geral da França em Recife e do Instituto Francês.


FOTO: Alex Régis

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *