Novo Jornal deixa de circular no impresso a partir de hoje

Era questão de tempo. O Novo Jornal, apenas um dos dois jornais diários impressos de Natal, deixa de circular na versão impressa a partir de hoje, após oito anos de muita prensa.

Com o fim do Diário de Natal eu mesmo projetei – e não era nenhum exercício profético – o fim do Novo Jornal para pouco mais de 5 anos. Não há dúvida que a Tribuna se encaminha para o mesmo destino.

O Novo me parecia o melhor jornal, mais moderno, mais antenado e com a independência possível. Um time mais jovem e dedicado, liderado pela experiência de Cassiano Arruda e Carlos Magno Araújo.

Quando morre um jornal impresso, morre junto um pedaço da história da cidade. É triste sob vários aspectos, principalmente pelo campo de trabalho mais diminuto, pela situação dos colegas desempregados, qualidade de conteúdo, etc.

Agora as notícias de voltam à plataforma digital, onde o Novo tem sido pioneiro em várias iniciativas e maneiras de enfoque jornalístico a partir de novas ferramentas e das redes sociais.

Na minha opinião, e claro, cabe muita discussão, o jornalismo se empobrece na plataforma digital. Em geral, porque não cabem textões (matérias mais aprofundadas) pela falta de hábito de leitura em dispositivos móveis.

Quando cito “não cabem” é no sentido lógico do indevido. O digital, pelo contrário, tem espaço infinito. E daí a vantagem de melhor interação da notícia com vídeos, áudios e outros recursos. Mas no todo, perde-se jornalismo mais qualificado, penso.

Uma pena o fim do Novo, o fim da era do impresso. A história do jornalismo potiguar há de se lembrar desse projeto inovador de Cassiano. E espero que a qualidade se mantenha sob nova direção. O empresário e publicitário Bruno Giovanni, do Blog do BG chegou a sondar o projeto, mas desistiu.

Boa sorte à galera na nova fase!

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *