Museu Café Filho abriga celebração ao Dia da Poesia nesta quarta-feira

O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, abriga nesta quarta-feira (14) a partir das 9h, no Museu Café Filho (Sobradinho), as comemorações do Dia da Poesia em Natal com a realização da exposição da Galeria do Povo. A programação poética terá ainda Passeio Poético e atrações musicais nas janelas e sacadas do equipamento público.

Uma programação paralela, produzida de forma independente da FJA e coordenada pela Casa do Cordel e Estação do Cordel, será realizada na praça Padre João Maria, a partir das 9h, de onde, às 16h, partirá o Passeio Poético em cortejo pelas ruas do centro de Natal.

A Chegança de Barra do Cunhaú participará do cortejo e tem apresentação marcada para as 17h na Praça André de Albuquerque, onde Natal foi fundada em 1599.

A exposição da Galeria do Povo será aberta e espontânea, mantendo suas características originárias dos tempos em que era realizada na Praia dos Artistas nos anos 70 e 80 do século passado. Poesias, pinturas, esculturas, desenhos, livros, revistas, crônicas, fotografias podem constar da exposição, com acesso pelo portão lateral da rua Cel. Cascudo, Cidade Alta.

O momento musical no Sobradinho está previsto para as 17h30, no que está sendo chamado Sacada do Poeta e contará com as presenças de Mirabô Dantas, Diana Rafaelly, Laryssa Costa e Yrahn Barreto, entre outros. Da sacada central do Sobradinho, os poetas declamarão seus versos.

Outra atividade programada é o Gogó da Memória, recital aos poetas mortos, que será realizada no Larguinho Vicente de Lemos, em frente ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. A última vez que os poetas realizaram o Passeio Poético foi em 2004.

Essa será a 41ª celebração da data em Natal.

Galeria do Povo

O Dia da Poesia é comemorado em Natal desde 1978, quando a Galeria do Povo foi montada no muro lateral da Catedral em construção, à Rua Jundiaí, e foi feita panfletagem de poemas pelas ruas do centro da cidade. No ano seguinte, os poetas comemoraram a data com um Passeio Poético, que também será realizado este ano e contará com o acompanhamento e apresentação da Chegança de Barra de Cunhaú, um dos mais expressivos grupos folclóricos do Estado.

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *