Ator premiado nacionalmente promove oficina de teatro em Natal

José Neto Barbosa estreia a nova oficina de teatro ‘ATUAR E (R)EXISTIR – o ator, a cidade e a subversão da dor’. É voltada para atores e não atores. O atual Assessor de Teatro e Ópera do Governo de Pernambuco aplicará a oficina em Natal. O potiguar é premiado nacionalmente e reconhecido pelos espetáculos “Borderline” e o recente “A Mulher Monstro”.

“Não é uma iniciação teatral, será antes de tudo uma vivência artística para qualquer pessoa que busca a verdadeira atuação, auto conhecimento, a exploração de si e do seu redor”, afirma o ator e diretor da S.E.M. Cia. de Teatro.

Será abordada na oficina a relação do indivíduo com a cidade, a urbanidade, a política, a sociedade, suas memórias e incluindo suas dores.

As aulas acontecerão no Departamento de Artes da UFRN, de 7 a 10 de setembro, das 14h às 18h.

Em oficinas passadas a S.E.M. Cia. de Teatro chegou a desenvolver peças teatrais convidando alunos participantes, os inserindo no cenário artístico potiguar, a exemplo do curta teatral “Pornópolis” e do terror “Quando A Vela Apaga”. Este último que movimentou a Pinacoteca Potiguar.

Serão abordados treinamentos para exercícios de atuação, elaboração de cenas, jogo teatral, de consciência, alongamento e aquecimento corporal, para aflorar a imaginação e potencializar os sentimentos.

“Buscaremos identificar e dar visibilidade às partes ocultas que formam o presente de cada experimentador, do íntimo de cada participante, junto aos seus fragmentos de narrativas”, enfatiza José Neto, que conta com 34 espetáculos no currículo.

O ATOR

José Neto Barbosa é interprete das artes cênicas, diretor teatral, arte educador e produtor cultural. Acumula 11 prêmios em sua trajetória (sete são de Melhor Ator, e outros como Melhor Direção, Espetáculo, Maquiagem e Cenografia), com destaque para o Prêmio Nacional Cenym, festivais nordestinos de Trindade e Exu/PE, Troféu Cultura RN e SATED, afora menções honrosas e indicações também em mostras internacionais.

É fundador da S.E.M. Cia de Teatro há cinco anos, companhia nordestina com espetáculos em repertório, sede e itinerância em Natal e Recife.

Ministra oficinas/cursos de teatro pelo país, inclusive em parcerias com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e Universidade Estadual de Ponta Grossa no Paraná.

SERVIÇO

Oficina ATUAR E (R)EXISTIR – o ator, a cidade e a subversão da dor
Datas: 07 a 10 de setembro, de quinta a domingo
Horários: 14h às 18h
Local: Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – DEART/UFRN
Investimento: R$ 80,00 para o público geral e R$ 50,00 para alunos do DEART
Inscrições: crédito, débito ou boleto no portal Sympla ou através de transferência bancária através do e-mail semciadeteatro@gmail.com
Contatos: 84 99466-9714 (tim/whatsapp)

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *