CURTINHAS: Insurgências Poéticas, Música potiguar nas escolas, Plinacoteca…

INSURGÊNCIAS POÉTICAS

Tem mais Insurgências Poéticas essa semana e nunca é demais. Será nesta quarta, a partir das 19h e com homenagem ao Dia do Artista Plástico. Sempre no Bardallos (Cidade Alta). Outro adendo é a manutenção da conexão com a arte nordestina. No cardápio desta edição vai ter o lançamento do livro de poemas: “Ruinosas Ruminâncias” de Phellipe Wollney e o show “arreboque” de Valfrido Santiago, ambos pernambucanos. E nas artes visuais, a Mostra Coletiva Olhares Atemporais. E ainda participação de Civone Medeiros, Felipe Nunes, Rozeane Oliveira, Thereza Nunes e Thiago Medeiros. Acesso a R$ 10.

MÚSICA POTIGUAR NAS ESCOLAS

O programa “Música Potiguar nas Escolas”, que faz parte da campanha “Música Potiguar – Nosso Som Tem Valor”, confirmou mais dois shows em escolas da capital potiguar: A Escola Municipal Vereador José Sotero receberá no dia 1 de junho o músico Sérgio Groove, e a escola CEI Romualdo Galvão terá o seu segundo pocket show, com a apresentação de Carlinhos Zens e Diogo Guanabara, no dia 14 de junho. O programa “Música Potiguar nas Escolas” foi lançado no dia 8 de março, no CEI Romualdo Galvão, com a banda Plutão Já Foi Planeta e a cantora Valéria Oliveira. O principal objetivo do programa é apresentar o trabalho dos artistas potiguares à nova geração, despertando para a valorização do talento desses profissionais.

PLINACOTECA

Em comemoração ao Dia do Artista Plástico, a faculdade Estácio Ponta Negra realiza a Expo-Estácio com o tema: “Cultura na Ponta do Pincel”. São 31 obras de 29 artistas potiguares, do acervo do curador da mostra, Plínio Sanderson. Haverá ainda, homenagem ao artista plástico Aécio Emerenciano, conhecido por explorar a temática de flores, frutas regionais, e peixes nas suas obras. A arte do homenageado da noite pode ser apreciada também ao longo dos 200 metros de extensão do muro da antiga Fabrica da Sam’s, localizada na Av. Senador Salgado Filho, tem destaque a obra de Aécio, “A fruteira do Nordeste”, com representações da flora nordestina. Além deste mural, o artista tem pinturas expostas na Governadoria, na Assembleia Legislativa e no desativado Aeroporto Augusto Severo.

RODA DE CHORO POTIGUAR

O projeto que exalta o choro genuinamente potiguar fará sua última apresentação neste sábado. A 3ª Roda de Choro Potiguar terá como convidados a cantora Camila Masiso e o grupo Macaxeira Jazz, que se unirão à banda base formada por seis músicos igualmente potiguares. A apresentação gratuita começa às 16h, no Bar do Zé Reeira, Cidade Alta. Repertório composto em sua maioria por choros de compositores potiguares, como João Juvanklin, K-Ximbinho, Chico Elion e Tico da Costa.

AUDIOVISUAL POTIGUAR

O curta-metragem de ficção científica “Em Torno do Sol” será exibido terça-feira no Anfiteatro do Departamento de Artes da UFRN, na programação da Semana de Artes Visuais do Deart, das 18h às 21h. Após o filme tem debate-papo com os realizadores do filme: Vlamir Cruz (direção, roteiro), Júlio Castro (direção, fotografia, montagem), Sidenei Junior (diretor assistente, roteiro), Paolo Araújo (desenho de som, trilha sonora), Elson Fernandes (efeitos visuais) e Adriano Azambuja (ator, trilha sonora). O filme, realizado em preto e branco, com 12 minutos de duração, tem tido uma inusitada recepção no circuito internacional de festivais de cinema. E além de “Em Torno do Sol” está também no roteiro a exibição de outro curta de autoria da mesma equipe, “O Elo Perdido”, documentário que tem como tema o performático músico rocker potiguar, Bob Crazy.

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *