Gira Dança leva espetáculo para o Rio de Janeiro e Berlim

‘Die einen, die anderen’: uma dissertação política e social em dança

Em 2017 é a sexta vez em que a cia. toula limnaios (Alemanha) estará no Brasil, e foi numa destas viagens que a companhia alemã conheceu a companhia Gira Dança. A partir da vontade em colaborar, uma coprodução internacional agora se realiza em “die einen, die anderen”.

“die einen, die anderen” é uma cooperação internacional da cie. Toula limnaios com a cia. Gira dança. O trabalho, que está sendo realizado no Brasil, e posteriormente em Berlim é uma reflexão sobre a imagem corporal e inspirado nas palestras radiofônicas de Foucault “o corpo utópico” / “heterotopias”.

Todo ser humano tem e terá um corpo, mas ao mesmo tempo a sua imaginação muda com o tempo em que vivemos. É o ponto de partida do mundo e nos conecta com ele. Ao mesmo tempo, é o lugar de anseio, desejo e fantasia, mas também a fonte do utópico, que reflete a visão de sua impiedosa realidade e transitoriedade.

“Meu corpo, topia desapiedada”, são com essas palavras que Foucault começa a sua palestra radiofônica. Ele examina o corpo como uma área, um território simultaneamente individual e “lugar” que compartilhamos em comum. Através de fantasmas e de várias ferramentas possíveis, o corpo é ao mesmo tempo sujeito e objeto das utopias do ser humano.

O processo de criação consiste em uma pesquisa comum entre as duas companhias, onde ao final elas se separam e apresentam cada uma o espetáculo criado em conjunto. Projetado como um díptico, uma moeda com seus dois lados. As impressões, os traços, a proximidade física, a memória dos outros, a ausência serão concebidas com a ajuda de uma projeção em vídeo, tornando tangível, perceptível e presente a ausência da outra companhia.

PRÉ ESTREIA

A pré estreia do resultado da primeira etapa da residência e intercâmbio cultural será no Rio de Janeiro e depois seguirá para Berlim, que é onde o espetáculo vai estrear oficialmente. De 04 a 07 de maio a cidade do Rio de Janeiro receberá as duas Companhias com apresentações no Sesc Ginástico, dentro da programação do Entre Dança.

Este projeto, que vem sendo pensado pelas duas companhias desde 2014, está sendo realizado graças ao incentivo concedido pelos governos de ambos os países através do Estado de Berlim, Departamento do Senado para a Cultura e da Europa e foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, capitaneado pela Funarte. Conta também com a parceria da Prefeitura de Parnamirim/RN, Fundação Parnamirim de Cultura e Cine Teatro de Parnamirim.

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *