2 prévias carnavalescas gratuitas para curtir neste fim de semana

Prévias carnavalescas estão a todo vapor nesses dias que antecedem o carnaval. Abaixo seguem mais duas já para este fim de semana

Folia de Rua

Neste sábado ocorre a terceira edição do Bloco Folia Potiguar. O evento acontece a partir das 13h, no Espaço Cultural Ruy Pereira, ao lado do IFRN Cdade Alta. Feijoada, ensaio aberto do bloco e uma oficina de iniciação à percussão prometem esquentar a atividade. O Bloco desfila dia 23 de fevereiro, às 19h30. O cortejo sai do Espaço Cultural Ruy Pereira, ao lado do IFRN na Cidade Alta, até o Largo do Atheneu. A feijoada de lançamento terá um valor de R$ 15 para contribuir com o financiamento coletivo da atividade. No dia 23, o cortejo é gratuito e aberto a toda comunidade.

O Bloco Folia de Rua Potiguar estreou em 2015. Em 2016, levou mais de 300 pessoas às ruas da cidade com a proposta de fazer um carnaval marcado por manifestações e ritmos da cultura popular norte-rio-grandense. O principal intuito do bloco contribuir com o enriquecimento do carnaval local por meio da produção e da difusão de ritmos percussivos característicos da cultura potiguar, como o Côco-de-Zambê, Bambelô e Congos de Calçola, de origem afro-brasileira; dos Auto dos Caboclinhos de Ceará-Mirim e dos Potiguares, de origem indígena; e do Auto do Boi Calemba, de origem portuguesa.

Até 2016, o cortejo do Bloco era animado apenas pelo grupo de percussão de mesmo nome, Folia de Rua Potiguar, com mais de 15 anos na cena cultural de Natal. Em 2017, a novidade é a inserção de outros elementos, como o Afoxé, e de vocalistas que acompanharão o percurso. A iniciativa nasceu de uma parceria entre o grupo Folia de Rua Potiguar e professores, técnicos e estudantes do Campus Natal – Cidade Alta do IFRN.

Suvaco do Careca

Com o sucesso da primeira prévia, o bloco carnavalesco Suvaco do Careca resolveu mudar para um espaço maior e assim acomodar melhor seus foliões: o ensaio aberto deste próximo domingo será na Praça Ecológica (do Gringos, por trás do Vilarte), em Ponta Negra, a partir das 15h. Este será o segundo encontro da temporada 2017, e a proposta é promover encontros semanais até o reinado de Momo. A programação irá contar com performance de 15 instrumentistas da bateria e passistas da Escola de Samba Balanço do Morro (das Rocas) e da Orquestra Dragões do Frevo sob regência do maestro Olival de Freitas. O acesso é gratuito! No repertório, muito samba, frevo e marchinhas.

O encontro deste domingo, a partir das 15h, na Praça Ecológica, é o segundo ensaio de uma série que prévias programadas até o Carnaval 2017. O Suvaco do Careca vem animando o domingo de Carnaval desde 2011, com a proposta de resgatar os antigos carnavais de rua. O bloco surgiu da ideia de trabalhadores do turismo, que buscavam diversão com qualidade sem precisar sair de Natal. Atrelado à folia, o bloco ressalta a importância da preservação ambiental ao reverenciar o Morro do Careca e a praia de Ponta Negra, um dos principais cartões postais de Natal. O bloco possui duas músicas autorais e até o Carnaval 2017 será lançada a terceira marchinha.

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *