Tudo o que você precisa saber sobre o Festival Gastronômico da Pipa

O Festival Gastronômico da Pipa realiza, entre os dias 22 a 30 de setembro, a 13ª edição do maior evento já realizado no litoral, voltado para a cultura gastronômica da região.

Sediado em novo endereço da av. Baía dos Golfinhos, a edição terá uma dimensão maior, tanto em participantes como em estrutura.

No espaço vizinho ao estacionamento dos ônibus será montada uma Cidade Gastronômica, onde espaços diversos estarão conectados através das ações simultâneas e o público poderá circular e conhecer a diversidade de sabores do RN.

Entre as atrações programadas para este ano estão Oficinas, palestras e chefs convidados cozinhando ao vivo, mostra de cozinha artesanal popular, concurso de Novos Talentos, Concurso do Melhor Feijão, Festins, dois palcos para shows, ativações culturais de teatro e dança, artesanato, serviços e ações integradas com restaurantes participantes.

O Festival será dividido em vilas

A “Vila dos Chefs” será o espaço onde chefs convidados irão preparar pratos exclusivos para comercialização a preços acessíveis.

A “Vila da Pipa” aproxima o público visitante da arte culinária típica da região, com criativa e saborosa gastronomia caseira da praia. No mesmo local haverá uma mostra com alguns restaurantes que participam do concurso oficial.

“Vila de Negócios” será a área de exposição de produtos, serviços e degustações.

O espaço “Arena Gastronômica” abrigará as duplas de chefs na competição dos “Novos Talentos” e “Melhor Feijão da Pipa”, além das oficinas com chefs especialistas convidados pela curadoria e pelo Senac-RN.

Na área da Cidade Gastronômica também terá tenda de drinques e vinhos, praça de alimentação, bares, a “Vila Cultural” e um espaço kids.

Patrocinadores

O Festival da Pipa contará este ano com investimentos privados e também recursos oriundos da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, bem como as parcerias e apoios culturais.

A edição conta com patrocínio da São Braz, Sebrae-RN, Hotel Pipa Atlântico, Fecomércio /Senac e Gourmet Expert.

A realização é do Festival da Pipa e da Educapipa, com co-realização do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial, através da Setur – Secretaria Estadual de Turismo e Governo do Estado.

O festival também contará com a promoção da Prefeitura de Tibau do Sul e apoio cultural do sistema Fecomércio / Sesc RN. O Festival da Pipa também tem certificado de aprovação da Lei Djalma Maranhão.

Entre as presenças confirmadas está o chef Felipe Caran, que comandará um dos festins. Também foram convidados os chefs Paulo Machado e Carla Correia, consultora e ex-finalista do MasterChef Brasil.

Nesta edição serão dois festins às sextas feiras: Dia 22 de setembro na Toca da Coruja e 29 de setembro no Hotel Ponta do Madeiro. Todos serão harmonizados com vinhos e cervejas artesanais, presença de sommelier. Para interessados nos festins, as reservas estão abertas. O valor é R$ 235,00 (inclusos as bebidas da harmonização, água mineral e café São Braz).

CONCURSO “NOVOS TALENTOS”

A tapioca, quem diria, conquistou as mesas brasileiras. E será este ingrediente, assim como a matéria-prima goma, o tema do concurso Novos Talentos.

O festival vai disponibilizar 12 vagas para duplas e chefs de todo o País podem participar.

Os competidores criarão pratos nas categorias Petiscos (4 duplas concorrentes), Sobremesa (4 duplas) e prato principal (4 duplas).

Além disso, o festival realiza o concurso do Melhor Feijão da Pipa, onde participam cozinheiros amadores daquele litoral.

AS inscrições para o concurso vão até dia 30 de agosto. O regulamento está disponível na página oficial.

O Festival Cultural e Gastronômico da Pipa também abre inscrições para 30 estagiários da área de gastronomia, estudantes de cursos superiores ou técnicos.

INCREMENTANDO O VOTO POPULAR: QR CODE

O tradicional concurso gastronômico, onde participam algumas das melhores cozinhas das praias de Pipa e Tibau do Sul, ganhará este ano um formato inovador e prático para o cliente votar.

Em cada mesa terá um prisma para votar utilizando o QR Code (código onde a leitura é feita pelo aplicativo do celular).

Os restaurantes e suas receitas estão em fase de inscrição e os pratos deverão compor mais uma vez o Guia Oficial do Concurso Gastronômico.


FOTO: Prato vencedor do Festival de Pipa 2016

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *