[DIA DA POESIA] Veja programação completa no Mercado de Petrópolis, Funcarte e FJA

Dia da Poesia em Natal é motivo de festa e, pelo menos antigamente, anos 70 e até 80, de desbunde. Mas a festa, a celebração, acontece todos os anos. Abaixo, sugerimos as programações montadas pelo Mercado de Petrópolis e as do poder público, com a Funcarte e Fundação José Augusto.

MERCADO DE PETRÓPOLIS

Foto: John Nascimento

Na semana da poesia, o Mercado de Petrópolis convida o grande público a viajar nesse reino encantado e celebrá-lo entre poetas e feirantes, amigos, passantes – artistas de rua e versos ao ar livre. Então, a programação para o Dia da Poesia do Mercado estará inserida na quarta edição da Feira Livre, que acontece já neste sábado com o tema ‘Poema-Processo faz 50 anos: a Arte está na Comunidade’.

Na programação terá recital, música, cordel, feira de vinil e livros, brechós, objetos e artesanato, artes e antiquários, comidinhas e botecos. Um encontro fortuito de poetas, escritores, artistas e músicos locais em terreno fértil: no mercado público! Garimpe livros, ouça um disco, circule entre as banquinhas e vivencie o mercado público. A programação do encontro tem início às 10h e conta com:

– Exposição “Geometric Signal”, do artista plástico Falves Silva, em comemoração aos 50 anos do Poema-Processo;
– Feira de livros com a participação de sebos, editoras locais e autônomos;
– 26ª Feira de Vinil de Natal;
– Bate papo sobre Cerveja Artesanal com o cervejeiro Fábio DeSilva – 11h
– Recital “Poesia para Espíritos Livres” com os poetas Cellina Muniz e Thiago Medeiros – 12h;
– Lançamento do cordel “Meu Sertão em Poesia para Sempre Vou Cantar” de Manuel de Azevedo + Show “Cantata, Tocata e Récita” – 13h;
– Comemoração de 1 ano do projeto literário “Leia Mulheres”. Bate papo com escritoras da cena literária da cidade – 14h30.
– Relançamento do livro “Poesia submersa: poetas e poemas do RN: 1900-1950” do escritor Alexandre Alves – 15h30
– Samba e Música Popular Brasileira com Ana Tomaz & Trio (16h).

A feira é realizada pelos permissionários do mercado e expositores e conta com o apoio da Asperm (Associação dos Permissionários do Mercado Municipal de Petrópolis). O evento é inteiramente gratuito.

FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO

Este ano, a programação da FJA prestará homenagem aos 140 anos de nascimento do poeta Ferreira Itajubá e aos 130 anos do também poeta potiguar Jorge Fernandes. A programação acontecerá no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP), a partir das 10h. Confira:

10h – Abertura da Exposição Jorge Fernandes. Curadoria: Iaperi Araujo
 
Jardim do TCP
 
14h –  Abertura da Feira de Sebos
·          Lançamento do Zine “Liberdade, Palavra e Poesia
 
14h30 – Teatro de Cultura Popular
Papo de Poesia – Coletivos e Contemporaneidade
·         Airton Alves
·         Ozany (SPVA)
·         Tiago Medeiros
·         Tiago Gonzaga
·         Plinio Sanderson (Mediador)
·         Aluísio Matias (Folha Poética)
 
16h30 – Poesia no Trombone
·         “Poema em Processo” – Performance Interativa com Plinio Sanderson
·         Performance Meu Passado me Absorve – Ivo Maia
 
Taberna Racine Santos
 
17h – abertura de exposição Ferreira Itajubá – Curadoria de Novenil Barros.
17h30 – Leitura Dramática: Monólogo ‘’ Jorges’’, interpretado por Marcos Holanda
 
Teatro de Cultura Popular
18h25 – ‘’ Diálogos e Rupturas (Ferreira Itajubá X Jorge Fernandes)’’ e “50 anos do Poema Processo”
·         Humberto Hermegenildo (UFRN)
·         Tarcísio Gurgel (Mediador)
·         Marilia Silveira (IFRN)
·         Nonato Gurgel(UFRRJ)  
 
19h45 – Lançamento digital da Revista Carcará Nº02
 
Lançamento do Edital Boi de Prata que homenageia o cineasta potiguar Augusto Ribeiro Junior e disponibiliza R$ 300 mil reais para a produção de dois documentários e quatro medias e curtas – parceria com ANCINE.
 
·         Poesia, Feijão e Paçoca
 
20h30 – Show de Geraldinho Carvalho

FUNCARTE

A programação da Funcarte tem início já nesta sexta-feira, passando pela celebração do 14 de Março e encerrando no dia 16.

O Mercado de Petrópolis foi o local escolhido para a primeira ação poética nesta sexta-feira (10). A partir das 17h, ocorrem as apresentações de poesias orais de ilustres poetas convidados, Mocinha de Passira (PE), Minervina Ferreira (PB), e os potiguares Xexéu, Paulo Varela e Amâncio Sobrinho (com violão).

Aos 70 anos, repentista e grande poeta popular, Mocinha de Passira é Patrimônio Vivo de Pernambuco, ao lado de Lula Gonzaga e do Cariri Olindense. Batizada Maria Alexandrina da Silva, é uma das poucas mulheres repentistas do País. Quando ainda não se falava em “empoderamento” feminino, Mocinha saiu de casa aos 16 anos para viver exclusivamente da poesia do repente. Além de voz feminina da poesia popular, é nome importante na preservação da cultura da viola em seu estado.

Parceira de duelo, a cantadora paraibana Minervina Ferreira também é nome conhecido por galgar o mesmo caminho da repentista pernambucana. Lançaram disco juntas ontem travam repentes com temáticas femininas, abordando o cotidiano e as transformações do mundo através do olhar das mulheres.

Ainda na programação da sexta-feira, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Nordelândia, acontece a Oficina de Poesia para adolescentes, ministrada pela poeta e escritora Regina Azevedo, das 14h às 16h. Além desta ação, haverá intervenção visual colaborativa, com Tapete Poético pintado no pátio da Funcarte

E para o 14 de Março acontecerá a Ação Poética “Lugar de Poesia é na calçada”. Como cantava Sérgio Sampaio na música ‘Cada Lugar na Sua Coisa’, o “lugar de poesia é na calçada”.

O pátio da Secult será forrado com versos e poemas completos de autores potiguares. “É uma proposta de intervenção visual, que busca trazer a poesia para a rua, a calçada. É um projeto colaborativo”, comentou a escritora e poeta Regina Azevedo.

Quem quiser participar deverá levar seu pincel – espessura mínima de dois dedos – e também a tinta para pintar num espaço destinado. Lá poderá deixar seus poemas, citações ou frases. Na atividade, também estarão sendo disponibilizados pincéis e tintas para quem não conseguir levar seus itens.

Neste mesmo histórico dia 14 de Março, haverá também Ação Poética com performance do artista Josean no Memorial Natal, a partir das 15h30.

Fechando a programação da Semana da Poesia em alto estilo, a Funcarte promove no dia 16 de março o lançamento de “Pirueta”, obra da escritora Regina Azevedo, na galeria Newton Navarro, sede da Secult.

“Pirueta” é o terceiro livro de Regina Azevedo e reúne poemas que dialogam sobre o amor visto de diversas maneiras. Mais que uma antologia de poemas de amor, o livro é sobre uma fase difícil e bonita, que, de acordo com um dos versos, é sobre aprender a “dizer amor quem diz festa”, mas também sobre ler o mundo, autoconhecimento e perda.

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *