CURTINHAS: Indústria Literária no RN, Papo Cultura com novo layout e mais

INDÚSTRIA LITERÁRIA NO RN

Nesta terça acontecerá um evento no qual reputo importância. Será a primeira reunião para conformação de arranjo produtivo da nossa indústria literária. A intenção é juntar autores, livreiros, editores, fornecedores da cadeia produtiva, para discutir uma ação integrada. Tudo com apoio do Sebrae. Será às 19h no próprio Sebrae. Tentarei dar mais detalhes na sequência.

KUBRICK EM NALVA

Nosso colunista Marcius Cortez vem a Natal no próximo 27 de outubro, para lançar seu livro sobre um dos maiores cineastas da história: Stanely Kubrick. A partir das 19h, Nalva Melo Café Salão abre para a programação, que inclui ainda bate-papo sobre o legado do cara e exibição de dois docs sobre Kubrick: Making ‘The Shinning’, de Vivian Kubrick, 1980, documentário de 35 minutos; e The Visions of Stanley Kubrick, de Gary Leva, 2007, documentário de 17 minutos. Tudo em parceria com o Cineclube Natal.

TRATADOS NO BARRACÃO

Nessa cheguei atrasado para divulgar já que três apresentações da temporada de estreia de ‘Tratados de Mim Mesma na Infertilidade’ (FOTO) já foram apresentados no Barracão Clowns, mas no próximo 27, 28 e 29 tem repeteco. Este é o quarto espetáculo da Sociedade Cênica Trans. O projeto é um dos 117 contemplados pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016. Com direção e dramaturgia de Heloísa Sousa, pesquisadora e uma das fundadoras da Sociedade T. O espetáculo é permeado por coreografias e outras linguagens artísticas, e coloca o público diante do fluxo intenso dos pensamentos de uma mulher fragmentada em quatro personalidades, vividas pelos intérpretes Mariana Batista, Rozeane Oliveira, Moisés Ferreira e Pablo Vieira. O espetáculo traz uma abordagem feminista e referências ao Teatro do Absurdo.

PAPO CULTURA

Gostaria de dar uma satisfação ao leitor fiel deste site. Passamos alguns perrengues nos últimos dias. Primeiro, o tema (layout) deste site não respondia às atualizações do wordpress e algumas funções foram interrompidas, me impossibilitando a atualização. Depois veio a tentativa de fraudar o sistema de votação do Troféu Cultura, que obrigou o wordpress tirar nosso site do ar para não “contaminar” outros sites da plataforma já que ele identificou o problema como uma espécie de vírus. Nosso designer Edson Ayres precisou buscar um novo layout mais atual para receber as atualizações do wordpress e também reformular o sistema de votação. Mas todos os votos “válidos” foram contabilizados. Só nas primeiras horas foram mais de 1500 votos registrados.

PAPO 2

Junte-se a isso tudo os 10 dias que passei em viagens pelo Estado, a trabalho, e ainda a perda do meu celular. Mais ainda um descanso na congelante Pau dos Ferros, onde me encontro neste exato momento. Mas como vocês devem perceber, estamos já com o layout novo. Faltam apenas alguns ajustes, que inclusive podem opinar! Sigamos nos ritmo de sempre.

MÚSICA EM PDF

Falar em Pau dos Ferros, a cidade tem revelado alguns excelentes talentos. Além do já conhecido poemúsico Eliano, do escritor Manoel Cavalcante, o trio Boats é bem bacana. Curte aí as 11 faixas do novo álbum “Manifesto dos Sentimentos (In)compreensíveis”, disco financiado pelo público via Catarse. Sonoridade leve e melódica, acentuando a influência do indie rock no trabalho do grupo.

VIOLONCELO DE GRAÇA

Nesta segunda, às 20h no Auditório Onofre Lopes da UFRN acontece a 7ª Mostra de Violoncelos de Natal, comemorando o convênio da Universiade de Munster com a UFRN. Obras de Barriere, Mário Tavares e Paulo Costa Lima na pauta. E naquele precinho conhecido nos eventos promovidos pela Escola de Música, com entrada franca.

DANÇA MUNDO

Outra opção para esta segunda acontece no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, com o Dança Mundo. A programação fica por conta da Domínio Cia. de Dança, que apresentará o espetáculo ‘Persona’. O acesso é gratuito, só pegar o ingresso na bilheteria a partir das 18h e já ficar por lá.

METAMOFORMAS

Já o poeta Oreny Junior lança nesta quinta o livro Metamoformas, pela igualmente competente Editora CJA, a partir das 19h no bom e velho Bardallos.

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *