Veja a programação de uma semana inteira dedicada ao jornalismo


Em 2017, a graduação em Jornalismo da UFRN sai da condição de habilitação do campo da Comunicação Social para adquirir a forma autônoma de curso, como prevê a Resolução Consepe n. 211, de 29 de novembro de 2016.

Neste contexto, o departamento de Comunicação Social da UFRN realiza a I Semana do curso de Jornalismo. O evento, cuja temática abrange os novos formatos e novas linguagens no jornalismo, incluirá conferência de abertura com o jornalista investigativo Leandro Fortes.

Além desta conferência terão mesas redondas sobre a temática central, bem como sobre os desafios do meio impresso frente às mídias digitais, rumos da comunicação contra-hegemônica e as relações entre jornalismo e literatura.

A programação inclui, ainda, mostra de documentários, exposição de fotojornalismo, oficinas de edição em vídeo, fotografia e escrita criativa; oportunidades para os estudantes, e lançamento de livros – entre eles o e-book “Jornalistas e escritores do RN: entrevistas”, que reúne produções dos estudantes de Jornalismo da UFRN.

O encontro ocorre no período de 8 a 12 de maio, a partir das 14h, no auditório do Decom da UFRN.

Com o apoio fundamental da direção do CCHLA e chefia do Decom, a organização da semana pretende mobilizar todos os docentes da área, o conjunto dos estudantes, os servidores técnico-administrativos do Decom, o Centro Acadêmico Berilo Wanderley, as bases de pesquisa e o PPGEM – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia.

Programação:

* Dia 8 de maio segunda-feira

Minicurso: Um outro jornalismo é possível? O pensamento e a teoria de Adelmo Genro Filho (14h às 18h, no Decom). Ministrante: William Robson Cordeiro (UFSC). Coordenação: Kenia Maia (UFRN)
Mostra de videorreportagens e documentários. Responsável: Valquíria Kneipp (UFRN)
Mostra de fotojornalismo. Responsáveis: Daniel Meirinho e Itamar Nobre (UFRN)

*Dia 9 de maio, terça-feira

Minicurso: Um outro jornalismo é possível? O pensamento e a teoria de Adelmo Genro Filho (14h às 18h, no Decom). Ministrante: William Robson Cordeiro (UFSC). Coordenação: Kenia Maia (UFRN)
Mostra de fotojornalismo, videorreportagens e documentários
Oficina 1: Videorreportagem: observar, sentir, realizar (14h às 16h, no Decom). Ministrante: Bernardo Luís (TV Tribuna)
Oficina 2: Fotojornalismo de conflito (16h às 18h, no Decom). Ministrantes: Daniel Meirinho e Itamar Nobre (UFRN)
Oficina 3: Jornalismo de dados (15 às 18h, no Decom). Ministrante: Aparecida Ramos (UFRN)
Abertura oficial da 1ª Semana de Jornalismo (18h30, no auditório do Departamento de Ed. Física). Convidados: Maria das Graças Soares (diretora do CCHLA); Sebastião Faustino (vice-diretor do CCHLA); Ronaldo Neves (chefe do Decom); Kenia Maia (coordenadora do curso de Jornalismo)
Conferência de abertura: As práticas jornalísticas no cenário da comunicação em rede (19h às 22h, no auditório do Departamento de Ed. Física). Conferencista: jornalista Leandro Fortes (Agência Cobra Criada, Brasília). Coordenação: Daniel Dantas (UFRN)

*Dia 10 de maio, quarta-feira

Visita técnica à Comunica – Superintendência de Comunicação da UFRN (9h às 10h30). Responsáveis: José Zilmar da Costa / Cézar Barros
Mostra de fotojornalismo, videorreportagens e documentários
Oficina 4: Violação dos direitos humanos nos programas policiais: como e porque denunciar (14h às 16h, no Decom). Ministrante: Aline Lucena (UFRN)
Oficina 5: Ser youtuber – 1ª edição (16h às 18h30, no Decom). Ministrantes: Carla Menezes (Livro e Pipoca), Mickaelly Raiane (Amarelo Queimado), Vinícius Castro (Cristão Diferentão)
Oficina 6: A charge nos jornais (14 às 16h, no Decom). Ministrante: Ivan Cabral
Mesa redonda: Novos formatos e novas linguagens no jornalismo (19h às 22h, no auditório do Departamento de Ed. Física). Convidados: Fernando Firmino (UFPB), Esdras Marchezan (UERN), William Robson Cordeiro (UFSC). Coordenação: Socorro Veloso (UFRN)

* Dia 11 de maio, quinta-feira

Mostra de fotojornalismo, videorreportagens e documentários
Oficina 7: Jornalismo esportivo (14h às 16h, no Decom). Ministrante: Ruy Rocha (UFRN)
Oficina 8: Ser youtuber – 2ª edição (16h às 18h, no Decom). Ministrante: Michelle Rincon (Mãe de Cinco)
Oficina 9: Agitação e propaganda (16 às 18h, no Decom). Ministrante: representante do Levante Popular da Juventude.
Minicurso: A reportagem no telejornalismo (19h às 22h, no Decom). Ministrantes: Victor Ferreira, Margot Ferreira e Arimar Martins (TV Ponta Negra)
Mesa redonda: Condições de trabalho do jornalista potiguar (19h às 22h, no auditório do Decom). Convidados: Kênia Maia (UFRN); representante do Sindicato dos Jornalistas; Natália Sena (advogada) e Ana Paula Costa (jornalista). Coordenação: Aparecida Ramos (UFRN)

* Dia 12 de maio, sexta-feira

Mostra de fotojornalismo, videorreportagens e documentários
Oficina 10: Escrita criativa (14h às 16h, no Decom). Ministrante: Michelle Ferret (UFRN).
Oficina 11: Produção de TCC (17h às 19h, no Decom). Ministrantes: Alice Andrade, Jadeanny Arruda, Laryssa Aguiar, Paulo Nascimento, Rayane Mainara, Rafael Barbosa
Oficina 12: Como fazer análise semiótica de editoriais (16h às 18h, no Decom). Ministrante: Lilian Muneiro (UFRN)
Mesa redonda: A agenda dos coletivos de comunicação contra-hegemônica (17h às 19h, no auditório do Decom). Convidados: Representantes da Mídia Ninja, Brasil de Fato, Levante Popular da Juventude e Marcha das Mulheres (RN) Coordenação: a definir
Mesa redonda: Jornalismo e literatura: (des)encontros (19h às 22h, no auditório do Decom). Convidados: Emanoel Barreto, Josimey Costa, Adriano Gomes, Gustavo Sobral. Lançamento do e-book Jornalistas escritores do RN: entrevistas, produção conjunta de estudantes de Jornalismo da UFRN, com organização de Socorro Veloso e John Willian Lopes. Coordenação: Antonino Condorelli (UFRN)

*A semana contará, ainda, com realização de feira de troca de livros, roupas e acessórios, e apresentação de bandas convidadas na área externa do Decom.

Redacao

Obrigado pela visita!

CONFIRA TAMBÉM

COMENTE

Receba nossas melhores notícias por e-mail

FACEBOOK

Instagram

Com o magro Tacito Costa para prestigiar o show de Sami Tarik no @bardallos. Começa às 21h. Só chegar. #musicapotiguar
Se você acha shows instrumentais tediosos eis o cara para desmistificar esse conceito. @sergiogroove não é só um gênio do contrabaixo, ele traz ao palco carisma, versatilidade para agradar gregos, troianos e atenienses, e o mais importante: divertimento. Ele diverte a plateia, seja com seu baixo, com seus joguetes vocais ou sua performance. E adivinha? Ele estará neste domingo no #somdamata acompanhado de uma seleção de músicos. Imperdível! #culturapotiguar #culturadorn #musicapotiguar
Em breve as estampas mais iradas do mercado, em camisas de excelente qualidade e o menor preço. Quer mais? Pois tem. Frete grátis para Natal! Sigam @cretivecamiseta e fiquem por dentro das novidades. #camisetasestampadas #culturapop #estampascriativas
Mirabô passando o som com o luxuoso acompanhamento de Rose Flor Caete. Início dos shows em instantes na Pinacoteca. Sami Tarik abre os trabalhos. Primeira edição do Mostra de Música Sete e Meia! #musicapotiguar
Fabio Rocha, vulgo @zecaxanga, é nosso Forrest Gump da música potiguar. E ele vai reunir oito bandas num festival no Ateliê Bar, próximo sábado. Baile imperdível e por isso tem textinho no nosso Papo Cultura sobre o evento e sobre os 18 anos de labuta desse cara. Merece! #musicapotiguar
Não fosse aquela mão me segurando e os conselhos e ensinamentos pra vida, hoje eu andaria por ai com capa preta, máscara e combatendo o crime em Natal City. Obrigado por me salvar do Robin, mamãe!