Orquestra de Clarinetas e Bia Vilar em concerto nesta sexta na UFRN

A Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC) é uma das mais significativas formações de música instrumental do Estado potiguar. E após selecionada para se apresentar no Clarinet Fest 2017, que acontecerá em Orlando (EUA) neste mês de julho, os músicos promoverão nesta sexta um grande concerto para celebrar o feito e viabilizar os custos da viagem.

A entrada para o concerto pode ser comprada por R$ 20. Será no auditório da Escola de Música da UFRN, a partir das 20h e contará com a participação especial da cantora mirim Bia Vilar. Uma noite de música bem executada por músicos experientes e com a voz límpida de Bia (ver mais novo videoclipe lançado essa semana). Erudito e popular em uma mistura para agradar e encantar.

O Clarinet Fest 2017 é o maior encontro de clarinetistas do mundo, promovido pela International Clarinet Association. Acontece anualmente e traz os melhores profissionais da clarineta do mundo, oferecendo Master Class, exposições de instrumentos e materiais em geral, concertos musicais, concursos de performance no instrumento e de composição, etc.

CONTRIBUIÇÃO

A OPC se inscreveu para fazer uma apresentação dentro da programação do Clarinet Fest e, dentre centenas de grupos semelhantes, foi selecionada executando músicas genuinamente brasileiras. Um reconhecimento e tanto e um orgulho para a música potiguar. Então, quem quiser contribuir com a viagem é só acessar AQUI. Você contribui, ajuda os músicos e ganha também. Veja aí as contrapartidas conforme sua contribuição.

“O objetivo é mostrar ao mundo a riqueza e a diversidade da cultura brasileira, especialmente a nordestina, levando no repertório baião, frevo, choro, samba, etc., com obras já consagradas e também autorais”, conta o professor João Paulo Araújo, coordenador da Orquestra Potiguar de Clarinetas junto com Amandy Bandeira.

A Orquestra é formada por alunos, em maioria bolsistas, com poucos recursos. A própria OPC não dispõe de verba para esse tipo de viagem ou projeto. Por isso, precisam de patrocínios. Criado em 2008, este projeto tem como objetivo principal promover, pesquisar e executar um repertório composto, arranjado e adaptado para Orquestra de Clarinetas.

Outro objetivo importante deste projeto é proporcionar aos jovens músicos, estudantes de clarineta e percussão, a oportunidade de treinar e vivenciar a prática da música de câmara como ferramenta essencial para uma completa formação profissional em um ambiente acadêmico e também laboratorial.

Além de uma agenda própria de concertos e recitais semestrais, tanto na cidade do Natal quanto na Região, desde março de 2009, a OPC também integra o projeto “Música para Todos” (formação de plateias em música na cidade do Natal).

A OPC é formada por alunos e ex-alunos de clarineta e percussão dos cursos técnico e de graduação da Escola de Música da UFRN.

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *