Livro sobre lado musicista de Câmara Cascudo será lançado nesta terça


Que Luís da Câmara Cascudo é reconhecido pela contribuição que deu à pesquisa e à preservação da cultura norte-rio-grandense, disso todos sabem. Mas a sua relação com a música é uma nuance pouco conhecida do antropólogo e historiador potiguar. E é este o teor do livro Ora (direis) ouvir Cascudo! – Câmara Cascudo e a música, do escritor Claudio Galvão.

O evento de lançamento contará com sessão de autógrafos e distribuição do livro aos convidados. Com 569 páginas, a obra é fruto de extensa pesquisa realizada por Claudio Galvão para sua tese de doutorado em História na Universidade de São Paulo (USP), trabalho intitulado Alguns compassos: Câmara Cascudo e a música (1920-1960).

O escritor também se inspirou na convivência desde a infância com o próprio Cascudo, através da qual pôde observar, de modo privilegiado, um Cascudo musicista que poucos conhecem, como quando tocava em seu piano francês Pleyel.

Ora (direis) ouvir Cascudo! é composto por artigos na imprensa (jornais e revistas), livros, plaquetes e prefácios, bem como passa por relacionamentos mantidos por Cascudo com instituições musicais e pessoas de destaque da área, como Villa Lobos, Waldemar de Almeida, Renato Almeida e Mário de Andrade.

Livros do Sesc

Esta é a 13ª publicação do Sesc RN, além das mais de seis obras apoiadas, todas elas de escritores potiguares. Os livros publicados pelo Sesc não podem ser comercializados, e ficam disponíveis para consulta e empréstimo gratuitos em suas bibliotecas.

Desse modo, a instituição cumpre suas missões de incentivar talentos locais, fomentar a cultura do estado, democratizar o acesso a manifestações e produtos culturais e formar público.

Sobre o autor

Claudio Augusto Pinto Galvão nasceu em Natal em 1937. Tem 28 trabalhos publicados, além de oito CDs musicais dos quais foi editor, em sua maioria relacionados à história e à cultura do RN, com ênfase em música e literatura.

Dentre seus títulos, estão o de bacharel em História pela UFRN, doutor em História Social pela USP e de especialista em Estudos Medivais pelo Institut Interfacultaire d’Études Médiévales da Universidade Católica de Louvain, Bélgica.

Serviço:

O quê? Sesc lança livro sobre lado musicista de Câmara Cascudo
Quando? Dia 22 de agosto de 2017 | 19h
Onde? Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo (Av. Câmara Cascudo, 377, Cidade Alta)


FOTO: Cascudo com Oswaldo de Souza, compositor e também biografado por Cláudio Galvão
Redacao

Obrigado pela visita!

CONFIRA TAMBÉM

COMENTE

Publicidade

Publicidade

FACEBOOK

Instagram

Presente do dia. Convite para assistir o espetáculo Inkubus, idealizado e encenado por @carvalhoalice e dirigido por Junior Dalberto. Será nesta sexta e sábado no TCP Chico Daniel, às 20h. "Inkubus" é a representação do demônio da mitologia grega que drena as energias sexuais de mulheres fragilizadas. A peça trata de abusos contra a mulher e o poder de redenção pela arte.  Vamos lá! #teatropotiguar #artescenicas #culturarn #abusosexual
E neste domingo (3) tem mais uma apresentação de 'Sancho Pança - o fiel escudeiro', na sede do @tropatrupe (por trás do América, em Tirol), às 18h. Fui ontem. Uma história recontada de forma moderna e engraçada. Rodrigo Brugemann já é e está sensacional. Última apresentação do espetáculo antes da Trupe viajar Brasil afora para participação em três festivais.
Sabem quem é esse rapaz bonito retratado na tela? Nosso sebista e editor Abimael Silva, a partir de uma foto publicada em jornal datado de 1989. Vou pedir ao artista plástico Fabio Eduardo pra me pintar também ver se saio bonito uma vez. A arte não imita a vida.
@aniziammarques durante gravação do teaser de seu espetáculo solo 'A quarta Parede', no Espaço A3. O novo trabalho de Anizia foi apresentado no recente Encontro de Dança e tem agenda confirmada para encenações na Áustria.
Homenagem ao Casarão de Poesia agorinha no @Bardallos, pelo Insurgências Poéticas. Nossa @creativecamiseta presente. Rolou até uma garoa para um clima mais aconchegante. Daqui a pouco a poética currais-novense de Iara Carvalho e Wescley Gama. Salve os 10 anos do Casarão! #poesiapotiguar
Clube do Samba Potiguar rolando no Mercado de Petrópolis. Projeto massa capitaneado por Andiara Freitas. Resgate da fina flor dos sambistas potiguares e incentivo à música autoral. #sambapotiguar #musicapotiguar

Receba nossas melhores notícias por e-mail