Quatro eventos simultâneos e de graça acontecem na Pinacoteca nesta sexta

A Pinacoteca do Estado abriga uma noite de lançamentos na área das artes visuais nesta sexta-feira (7), a partir das 18h. Quatro eventos simultâneos, promovidos pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, abrem espaço para os artistas locais e homenageiam a história do prédio centenário.

Horizontem

Será aberta a mostra “Horizontem”, do artista visual Avelino de Araújo, que traz obras (FOTO, Natureza Morta) do passado e peças novas, iniciada em 1979. Com obras impressas em mais de 300 livros, revistas, jornais e antologias dos cinco continentes, Avelino participou ativamente do movimento Mail Art entre os anos 70 e 90.

Nascido em Patu, Avelino participou dos principais movimentos de vanguarda com poemas visuais, arte postal, processos poéticos e concretismo.

“Sua obra não se parece com o que faz aqui. Uns poucos aficionados como Jota Medeiros, Dácio Galvão, Dunga e Falves Silva, formam com ele um grupo que ja teve nomes como Nei Leandro, Dailor Varela, Marcos Silva e Racine Santos, que exercitavam a arte de esgrimir versos integrando-os nas artes plásticas”, escreveu o artista visual Iaperi Araújo no texto de apresentação à exposição.

A mostra que traz poemas, posters, livros e 35 vídeos do canal do youtube do artista, estará aberta ao público até 6 de maio, das 8h30 às 17h.

Cartão homenageia palácio

Um momento especial será a homenagem aos 144 anos do Palácio Potengi, com o lançamento do Cartão Mais Simples, de transportes urbanos, em parceria com o SETURN o NatalCard.

A imagem impressa no cartão especial presta tributo a um histórico equipamento cultural, palco dos grandes momentos político e administrativo do RN quando sediou o executivo estadual.

Trata-se de uma ação do governo Robinson Faria sem ônus para o governo que, de forma simples, dará visibilidade importante do Palácio no cotidiano dos natalenses.

Salão Dorian Gray

Na noite será lançado oficialmente o II Salão Dorian Gray de Arte Potiguar, promovido em parceria com a Sociedade Amigos da Pinacoteca, que tem como temática a celebração dos 90 anos de resistência de Mossoró ao ataque do bando de Lampião. Todos os detalhes sobre o edital, clique AQUI.

“Lendas Vivas”

Também será realizada a abertura e visitação da exposição fotográfica Lendas Vivas Potiguares, de autoria de Andrey Salvador, que apresenta imagens inspiradas em lendas e contos potiguares.

As fotografias mostram diversos personagens com uma estética que vem diretamente do imaginário de artista. Todas as obras exibidas revelam um aspecto contemporâneo da moda sem perder um certo tom lúdico, marca registrada do artista.

A exposição conta com a participação da cantora Nanda Lynn, apresentando um show acústico.

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *