Aeroclube emite comunicado sobre fim de suas atividades

Agora não tem volta, pelo menos judicialmente. O Aeroclube do Rio Grande do Norte será devolvido ao Estado, mediante decisão do Tribunal de Justiça do RN. O equipamento até já encerrou suas atividades. O processo já tramitava desde 2014, com ação impetrada pela Procuradoria Geral do Estado. E já está autorizado uso de força policial caso haja descumprimento.

Em razão desta decisão, o Aeroclube soltou essas notas endereçadas à imprensa e à sociedade norteriograndense, no qual o Papo Cultura reproduz, sem qualquer juízo de valor, até por desconhecer a rotina do lugar. Mas seria de bom tom saber quais as pretensões do Estado com a área. E que sejam preservadas características marcantes da estrutura antiga, como os arcos.

Comunicado do Aeroclube:

1)

Desde a inauguração em 17 de fevereiro de 1928, sob a presidência do Governador JUVENAL LAMARTINE DE FARIA até hoje, foram muitas lutas que marcaram a História do Aeroclube do Rio Grande do Norte na promoção da aviação, cultura e do esporte, com responsabilidade social ao longo desses 89 anos. Essa sempre foi e será a nossa grande missão.

2)

O Aeroclube foi construído pelo esforço de milhares de abnegados Norteriograndenses que dedicaram a sua vida a PRESERVAR tão importante SÍMBOLO CULTURAL DA SOCIEDADE, que por tantas vezes foi defendido pelo MESTRE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO “a propaganda de Natal, cidade do avião, é feita pelos aviadores”.

3)

A Escola de Aviação do Aeroclube é a maior do Estado, com a parte teórica nas salas de aulas no prédio sede da Hermes da Fonseca e a parte prática no aeródromo em Ceará Mirim, tendo formado centenas de pilotos, comissários de bordo, mecânicos, instrutores de voo e agentes de aeroportos que ajudaram a desenvolver e divulgar o Estado.

4)

Na parte esportiva, o Aeroclube tem prestado relevantes serviços sociais, de forma gratuita, sediando inúmeras competições, tais como: Jerns, competições de escolas municipais e estaduais, torneios da associação dos Cadeirantes e Cegos e Corpo de Bombeiros.

5)

Na parte cultural o Aeroclube já promoveu e sediou inúmeros eventos que passaram a fazer parte do calendário Cultural do Estado, como: Semana do Aviador, Exposição de obras dos artistas locais, Exposição das Forças Armadas, Conferência do Potengi e, em breve, CASACOR.

6)

O Acervo Cultural do Aeroclube é de suma importância para a Cultura Potiguar e precisa ser preservado. Somente quem se dispõem a lutar pela PRESERVAÇÃO DA CULTURA nesse Estado sabe que não é fácil, pelos mais variados motivos. Talvez por isso, poucas pessoas se dispõem a dedicar o seu tempo, para deixar um legado às futuras gerações, face as grandes batalhas a serem enfrentadas e nem sempre JUSTAS.

7)

O AEROCLUBE DO RIO GRANDE DO NORTE lutou bravamente pela verdade que sempre defendeu. No entanto, respeita a opinião divergente e está acatando a decisão judicial que determinou a reintegração de posse no imóvel, onde foi fundado o AEROCLUBE DO RIO GRANDE DO NORTE, ao Estado.

8)

O AEROCLUBE DO RIO GRANDE NORTE irá buscar o apoio da SOCIEDADE, IMPRENSA e do GOVERNO, para continuar a preservar a História do nosso Estado.

9)

Esperamos contar com a ajuda de todos para que o AEROCLUBE possa continuar servindo à sociedade do NOSSO ESTADO e preservando a NOSSA CULTURA.

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *