Ação Leitura 2018 traz Márcia Tiburi e programação mais extensa

A Ação Leitura 2018 está chegando. Um evento idealizado pela Editora e coletivo de escritores Jovens Escribas chega a mais uma edição com diversos patrocínios, parcerias e apoios. Na última edição realizada (2016), o público contemplado superou as 7.500 pessoas. Desta vez, a meta é passar das 10 mil pessoas. Para isso, o evento se estenderá muito além do mês de maio, sustentando um calendário de circulação por instituições de ensino que seguirá até o mês de setembro.

O evento segue com a mesma metodologia e a premissa de anos anteriores, mantendo o objetivo de promover a leitura durante uma semana inteira por meio de uma mensagem simples e essencial: “ler pode ser muito divertido”.

ESCOLAS MUNICIPAIS – ESTADUAIS – IFRNs – COLÉGIOS PRIVADOS

O trabalho da Ação Leitura começa antes mesmo do encontro promovido entre estudantes e escritores. A equipe de produção articula com equipes de professores de várias escolas, o envio de textos dos autores convidados do evento. Com isso, professores de português e literatura trabalham textos dos escritores em salas de aula. Este trabalho prévio estimula um envolvimento muito maior de escolas e estudantes com a leitura dos autores com quem vão encontrar.

MÉTODO DE TRABALHO

A Ação Leitura traz consigo um método utilizado em outros eventos literários Brasil afora que se mostraram exitosos em longo prazo. As ações promovidas seguem a seguinte sequência:

1º, são enviados para os professores textos dos autores que terão contato com os alunos para serem trabalhados em sala de aula pelos professores;

2º, os autores visitam as escolas e conversam com os estudantes;

3º, livros dos autores são deixados nas bibliotecas das escolas para serem lidos pelos alunos.

AUTORES

Este ano, a Ação Leitura terá os seguintes autores convidados: Márcia Tiburi, Paulo Lins, Leandro Ramos, Clotilde Tavares, Regina Azevedo, Alice Carvalho, Mariana Melo, Marina Petrovich, Pablo Capistrano, Carlos Fialho, Márcio Benjamin, Carito Cavalcanti, Gonzaga Neto e Lucílio Barbosa.

INCENTIVO À LEITURA POR TODA PARTE: ENCONTROS COM ESTUDANTES

De 03 a 25 de maio (sexta), os autores participantes se espelham pela cidade, visitando estudantes de dezenas de escolas municipais, estaduais, IFRNs e escolas privadas de Natal. Estas iniciativas são viabilizadas pela Lei Municipal Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, Funcarte, Prefeitura do Natal, Hospital do Coração, Art&C e KIA Dunas.

Nos dias 22 e 23 de maio (terça e quarta), serão reunidos mais de 2.000 alunos e professores no CEMURE (Cidade da Esperança) para assistir a papos com alguns dos escritores. O local foi cedido graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Uma parceria com o projeto “Um Rio que flui para o mar da leitura” da Prefeitura de Parnamirim permitiu contemplar também 1.000 estudantes no Cine-teatro municipal da cidade.

Por fim, um parceria com a Secretaria Estadual de Educação vai interiorizar a Ação Leitura, levando escritores para as cidades de São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, Assu, Angicos, Currais Novos e Tibau do Sul.

CEMURE: DOIS DIAS ABERTOS PARA TODAS AS ESCOLAS

Nos (terça e quarta), serão reunidos mais de 2.000 alunos e professores no CEMURE (Cidade da Esperança) para assistir a papos com alguns dos escritores.

As escolas que quiserem assistir aos bate-papos no CEMURE (nos dias dias 22 e 23 de maio, terça e quarta) podem reservar para levar seus estudantes gratuitamente através do e-mail jovensescribas@gmail.com. As vagas serão confirmadas à medida em que os contatos forem feitos, respeitando a lotação do espaço já que pelo menos metade das vagas deverão ser preenchidas por alunos da rede municipal de ensino.

PROGRAMAÇÃO no CEMURE

23.05 – Quarta-feira
– Marina Petrovich, Mariana Melo e Carlos Fialho
– Márcio Benjamin, Carlos Fialho e Paulo Lins

MÁRCIA TIBURI, PAULO LINS E LEANDRO RAMOS

Além dos autores da Jovens Escribas que estarão circulando pelas escolas de maio até setembro, 3 convidados bastante especiais virão a Natal para participar da Ação Leitura.

A escritora, filósofa e apresentadora Márcia Tiburi será a principal palestrante do Bazar Independente Especial, no dia 26 de maio, no Espaço Duas. Também haverá um bate-papo sobre roteiros audiovisuais para Web com os roteiristas Alice Carvalho (Septo) e Leandro Ramos (Choque de Cultura, Larica Total). O premiado autor Paulo Lins (Cidade de Deus, Desde que o samba é samba) conversará com estudantes e professores no CEMURE.

MÁRCIA TIBURI

Márcia Tiburi é graduada em filosofia e artes, além de mestre e doutora em filosofia pela UFRGS. Publicou diversos livros, entre eles “Como conversar com um facista” e “Feminismo em comum”. Palestrante convidada de inúmeros eventos literários no Brasil e no exterior, participa pela primeira vez da Ação Leitura.

LEANDRO RAMOS

Roteirista de programas como “Larica Total” e “Choque de Cultura”, além da animação “O irmão de Jorel”, Leandro Ramos também é ator e tem conquistado fãs jovens em todo Brasil por sua performance como o piloto “Julinho da Van”.

PAULO LINS

Autor consagrado de um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, o romance “Cidade de Deus”, adaptado para o cinema e consagrado pelo público e crítica mundiais, o carioca Paulo Lins vem à Ação Leitura para falar de sua carreira, além de bater papo com o público do evento sobre leitura e escrita.

AUTORES E ATORES e BAZAR INDEPENDENTE

Dois dos momentos mais tradicionais da Ação Leitura são abertos ao público e têm acesso gratuito. O “Autores e Atores” junta escritores e membros de diversos grupos de teatro de Natal no “Barracão do Clowns” para divertidas leituras dramáticas.

Já o “Bazar Independente” que ocorre no Espaço Duas, em Ponta Negra, reúne diversas iniciativas da economia criativa local para divulgar e vender os seus produtos em meio a debates sobre literatura e uma atração musical encerrando a programação. Este ano, o Bazar ocorrerá no sábado, 26 de maio, a partir das 16h.

Autores e Atores – Leituras dramáticas
Atores de grupos de teatro locais interpretam textos de autores presentes no evento.
Barracão do Clowns – ainda sem data definida – Acesso gratuito

Bazar Independente Especial – com Márcia Tiburi, Alice Carvalho e Leandro Ramos.
Atração musical a confirmar. Lançamento do livro “Feminismo em comum” de Márcia Tiburi.
Espaço Cultural Duas – 26/05 (sábado) – 16h às 22h – Acesso gratuito

AÇÃO LEITURA 2018:

Realização: Jovens Escribas e Associação Cultural Dosol
Patrocínio: Lei Djalma Maranhão, Prefeitura do Natal, Hospital do Coração, Art&C, KIA Dunas e RAF.
Apoios e parceiros: Secretaria Estadual de Educação, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Takami Restaurante, InterTV Cabugi, Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, Espaço Cultural Duas e Secretaria Municipal de Educação.

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *