Lançamento da Cantata dos Santos Potiguares acontece nesta segunda

Para celebrar os primeiros santos brasileiros, o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, o Grupo de Trabalho das Celebrações alusivas à santificação, o programa Governo Cidadão, a Arquidiocese de Natal e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realizam, entre 26 e 29 de outubro, a Cantata do Santos Potiguares, um grande espetáculo ao vivo que será apresentado no Santuário de Uruaçu e que reconta a saga dos heróis martirizados agora elevados à condição de santos.

A produção do auto será apresentada à imprensa, autoridades e convidados nesta segunda-feira (2) a partir das 8 horas no Restaurante Mangai (Avenida Amintas Barros, 3330, Lagoa Nova, Natal) com a presença do governador Robinson Faria e da secretária da Sethas e presidente do Grupo de Trabalho das Celebrações alusivas à Santificação, Julianne Faria.

30 SANTOS

Para quem não sabe, o Brasil só tem hoje apenas um santo: Frei Galvão. E a partir do próximo dia 15 de outubro, passará a ter mais 30 santos. São 28 de Uruaçu e 2 de Cunhaú, motivados pelo massacre nessas duas regiões. Os mártires de Uruaçu e Cunhaú foram cristãos martirizados em 1645 em decorrência de holandeses que invadiram o Nordeste para cobrar dívidas dos portugueses que construíram engenhos com dinheiro emprestado pela Holanda. Na ocasião, mais de 80 fiéis da Igreja Católica foram mortos.

Por isso, após o já tradicional evento do Dia 3 de outubro, Feriado dos Padroeiros do Rio Grande do Norte, que leva milhares de pessoas ao Monumento aos Mártires em Uruaçu, São Gonçalo também se programa para dois grandes momentos: o dia 15 de outubro, quando acontecerá a canonização na Praça São Pedro, em Roma, na Itália, com participação inclusive do presidente da República e autoridades eclesiásticas e políticas de todo o país, e do dia 28, novamente em Uruaçu, com vários shows e apresentações.

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *