Concerto gratuito nesta quarta celebra intercâmbio entre RN e Alemanha

O recital de piano a quatro mãos, desta quarta-feira no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN, marca os oito anos do intenso intercâmbio entre as universidades de Karlsuhe (Alemanha) e do RN. E terá os professores Fany Solter e Roberto Domingos com repertório de obras de Lizst, Schubert e Debussy. A entrada é franca e o concerto tem início às 20h.

A professora Fany Solter foi reitora da Universidade de Música de Karlsruhe devido ao seu brilhantismo como professora, intérprete e administradora. No ano de 2010 veio à UFRN pela primeira vez com os professores Martin Ostertag (violoncelo) e Katrin Melcher (violino). Essa visita gerou o programa de intercâmbio entre as duas Universidades, marcando o início do processo de internacionalização da EMUFRN, posteriormente contemplado com o Programa UNIBRAL (CAPES/DAAD).

Durante o programa os alunos Diego Paixão (violoncelo), Hudson Ribeiro (clarinete), Dayanderson Dantas (trompa), Eliel Machado (percussão) e Fernanda de Moura (piano) foram contemplados. O professor de viola da UFRN Paulo França, nessa mesma época, realizou seus estudos de pós-graduação em Karlsruhe, assim como o pianista egresso do curso de Bacharelado Adriano Vaz. Cinco alunos vieram da Alemanha para o Brasil entre os anos de 2013-2015, marcando o início da mobilidade de alunos da Europa para a Escola de Música da UFRN.

Em 2013, a Orquestra da MusikHochschule de Karlsruhe veio a Natal com apoio do DAAD, do Sesc-RN, Fecomercio e da UFRN e realizou um concerto memorável no Teatro Riachuelo em conjunto com a Orquestra da UFRN, sob a direção dos Maestros André Muniz e Nahum Ehlich unindo o repertório alemão ao brasileiro.

Em 2015, a Orquestra Sinfônica da UFRN realizou uma viagem para Karlsruhe com grande apoio do então pro-Reitor da HFM Karlsruhe, professor Michael Uhde, que obteve muito sucesso de crítica e pública incluindo a apresentação de obra composta especialmente por Danilo Guanais.

Nos oito anos de intercâmbio diversos professores de Karlsruhe, verdadeiras referências como pedagogos e artistas estiveram na UFRN, dentre eles Will Sanders (trompa), Thomas Indermuehle (Oboé), Markus Stange (piano), Martin Ostertag (violoncelo), Michael Uhde (piano), Nahum Ehrlich (violino) e Fany Solter (piano).

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *